Sensação na Gold Cup da CONCACAF (Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, América Central e Caraíbas). A selecção de Guadalupe, de uma pequena ilha com menos de quinhentos mil habitantes, recebeu um convite especial para participar na prova e já está nas meias-finais!
Guadalupe é uma selecção jovem, que nem está filiada na FIFA, mas a sua estrela maior tem mais de quarenta anos e um currículo impressionante. Depois de 37 internacionalizações pela França e uma reforma anunciada, Jocelyn Angloma aceitou o convite para representar Guadalupe e passou de lateral direito a médio ofensivo.
Aos 41 anos, aproveitando o facto de Guadalupe não estar filiado no organismo que regula o futebol mundial, Angloma regressou ao país natal para brilhar. O jogador, que passou por clubes como Paris Saint-Germain, Valência ou Inter de Milão, foi o autor de um dos golos da sensacional vitória frente ao Canadá (2-1). Antes, havia empatado com o Hatia e viria a perder, na terceira jornada do seu grupo, com a Costa Rica.
Contudo, a modesta Guadalupe seguiu para os quartos-de-final e, contrariando todas as previsões, venceu no domingo as Honduras, seguindo para as meias-finais, com novo golo de Angloma. Segue-se o México (Estados Unidos da América e Canadá também continuam em prova) e, independentemente do desfecho, nada apagará esta participação histórica.