A Polónia recusa-se a jogar o play-off do Mundial 2022 com a Rússia. O anúncio foi feito pelo presidente da federação polaca, Cezary Kulesza, neste sábado.
Os polacos deviam jogar a meia-final desse play-off em Moscovo a 24 de março, mas já tinham recusado a deslocação a solo russo, tal como suecos e checos, que estão no mesmo grupo da Rússia.
A UEFA decidiu, entretanto, que os jogos das equipas russas e ucranianas fossem disputados em territórios neutros, mas a Polónia decidiu agora não disputar qualquer partida frente à seleção russa.
«À luz da escalada da agressão da Rússia contra a Ucrrânia, a seleção polaca não vai jogar contra a Rússia», escreveu Kulesza no twitter, algo já apoiado por Robert Lewandowski, a maior estrela polaca, que afirmou que os futebolistas e adeptos russos não são responsáveis pela situação.
«Esta é a decisão correta e estamos em conversações com as federações sueca e checa para apresentar uma posição conjunta à FIFA», concluiu Kulesza.
It is the right decision! I can’t imagine playing a match with the Russian National Team in a situation when armed aggression in Ukraine continues. Russian footballers and fans are not responsible for this, but we can’t pretend that nothing is happening. https://t.co/rfnfbXzdjF
— Robert Lewandowski (@lewy_official) February 26, 2022