O Manchester United voltou a colar-se ao vizinho City com uma goleada ao Wigan (5-0), em Old Trafford, que permitiu à equipa de Alex Ferguson tirar máximo partido do empate que o conjunto de Mancini cedeu na visita ao campo do West Brom ( 0-0). As duas equipas de Manchester voltam, assim, a dividir o comando, agora com mais dez pontos do que o Tottenham e mais onze do que Chelsea.

Chelsea volta a perder pontos em casa

Desta vez Alex Ferguson deixou Wayne Rooney no banco para dar nova oportunidade a Berbatov que correspondeu em pleno com um «hat-trick» a superar os dois golos que já tinha marcado esta temporada. A equipa de Old Trafford ganhou vantagem cedo, logo aos 8 minutos, com Evra a descer pelo flanco e a passar atrasado para o remate colocado de Ji-Sung Park. Foi reflexo do intenso domínio e pressão que Nani, Hernandez e Valencia iam fazendo junto à área do Wigan.

As oportunidades sucederam-se, Nani podia ter marcado, mas foi Berbatov, com uma excelente recepção e um bom movimento de corpo que assinou o 2-0 antes do intervalo, já depois do Wigan ter ficado reduzido a dez, na sequência de uma entrada dura de Conor Sammon sobre Michael Carrick.

Tudo igual na segunda parte, com o United a mandar num jogo diante de um adversário que nunca deu muito trabalho. Aos 58 minutos, segundo golo do avançado búlgaro, desta vez a passe de Valencia, com mais uma boa recepção antes de finalizar. Ainda com quinze minutos por se jogar, já com Rooney em campo, Valencia assinou ele próprio o quarto com um remate cruzado antes de Berbatov completar o seu «hat-trick» na conversão de uma grande penalidade a castigar uma falta de Alcaraz sobre Park.

Uma vitória robusta, em ritmo de passeio, a catapultar o United para o topo da classificação onde passa a partilhar o comando com o City.

O Liverpool tinha uma oportunidade soberana para ficar a apenas a um ponto do Chelsea, mas tambémnão foi além de um empate na recepção ao Blackburn (1-1).

Veja a classificação da Liga Premier

Boxing Day (18ª jornada da Premier League)

Segunda-feira:

Chelsea-Fulham, 1-1

(Mata, 48m); (Dempsey, 56m)

Bolton-Newcastle, 0-2

(Benn Arfa, 69m; Ba, 71m)

Liverpool-Blackburn Rovers, 1-1

(Maxi Rodríguez, 53m); (Adam, 45m, p.b.)

Manchester United-Wigan, 5-0

(Ji-Sung Park, 8m; Berbatov, 41, 58 e 75m, g.p.; Valencia, 75m)

Sunderland-Everton, 1-1

(Colback, 26m); (Baines, 51m, g.p.)

West Bromwich-Manchester City, 0-0

Stoke-Aston Villa, 19:45

Terça-feira:

Arsenal-Wolverhampton, 15:00

Swansea-QPR, 17:00

Norwich- Tottenham, 19:30