A Federação Dinamarquesa de Futebol (DBU) aplicou esta quinta-feira uma multa de cerca de 20 mil euros ao Brondby, devido aos ratos mortos lançados pelos seus adeptos contra um jogador do FC Copenhaga.

O organismo considerou o ato como uma «circunstância agravante». A coima também penaliza o uso de artifícios pirotécnicos durante o clássico dinamarquês. Pela mesma razão, o Copenhaga foi sancionado em cerca de 10 mil euros.

Recorde-se que o Brondby já tinha banido por um ano os adeptos em causa. Cada adepto identificado pelo clube amarelo vai pagar uma coima de cinco mil coroas, cerca de 672 euros, por quebrarem as regras de comportamento em recintos desportivos.

O encontro foi interrompido durante a segunda parte. Antes da execução de um pontapé de canto, adeptos do Bröndby resolveram atirar vários ratos mortos na direção de Ludwig Augustinsson.

Apesar da tentativa de destabilização, o FC Copenhaga venceu mesmo o dérbi da capital dinamarquesa, com um golo solitário de Benjamin Verbic. Um resultado determinante para a revalidação do título dinamarquês neste mês.