A Associação de Futebol do Uruguai decidiu este sábado suspender por tempo indeterminado o início do campeonato, previsto para 6 de agosto, até serem resolvidas questões de segurança nos jogos.

«A suspensão foi determinada com a aprovação da assembleia geral dos clubes”, referiu o vice-presidente do organismo, Rafael Fernández, que adiantou estarem a decorrer contactos com as entidades envolvidas para desbloquear a situação.

A medida foi tomada numa reunião entre o presidente da federação e os clubes, e durará até à resolução da polémica em torno da segurança nos jogos.

Em causa está uma nota difundida quinta-feira pelo Ministério do Interior indicando que não disponibilizará cobertura policial para os jogos considerados de alto risco, caso os estádios não estiverem equipados com câmaras de vigilância.

Rafael Fernández admitiu que «a suspensão do início do campeonato é a única solução viável até se chegar a um acordo sobre a questão» com as entidades competentes, indicando também que a federação não possui condições financeiras para a aquisição de um sistema de câmaras de segurança.