Afinal Van Gogh cortou a orelha por causa do irmão ou, melhor, ...do casamento do irmão. Segundo Bailey, o artista teria cortado a própria orelha assim que descobriu que o irmão Théo (de quem dependia financeiramente) ia casar.

Os motivos da auto-mutilação do pintor são tema de especulação no mundo artístico há décadas. Van Gogh cortou a parte inferior da orelha esquerda no dia 23 de Dezembro de 1888.

Entre as possíveis motivações já citadas para o acto estão uma disputa com o pintor Paul Gauguin sobre uma prostituta chamada Rachel e um acesso de loucura causado pelo envenenamento com chumbo, metal pesado presente nas tintas.

Agora segundo um artigo publicado no «The Art Newspaper», Bailey afirma que «Vincent tinha medo de perder o apoio financeiro e emocional do irmão».

Já segundo o site do jornal britânico «The Times», Bailey estudou o quadro «Natureza morta com cebolas e prancha de desenho», concluído por Van Gogh um mês após o incidente com a orelha do artista.

Bailey analisou uma carta representada na tela, nomeadamente o número «67», impresso em cera no envelope. Este académico afirma que se trata do endereço postal de uma agência de correios em Place des Abbesses, zona próxima do apartamento onde residia Théo Van Gogh.

A carta também teria a frase «Feliz Ano Novo», o que implicava ter sido enviada na segunda metade de Dezembro.

Bailey acredita que a carta traria a notícia do noivado de Théo com Johanna Bonger.