Aí está o fim de semana. Por cá regressa a Liga (ainda se lembram?) e lá por fora há grandes jogos no menu de futebol internacional. Entre todos um Barcelona-Real Madrid que vira uma página de ouro da história. Sem Cristiano Ronaldo, que mora agora em Turim, nem Lionel Messi, lesionado. Não acontecia há quase 11 anos e deixa El Clásico orfão dos maiores goleadores da sua história.

Também há um duelo português nos bancos da Premier League, no Manchester United-Everton, mas esta viagem pelo futebol internacional em direto na televisão reserva um olhar especial para o momento de viragem que se viverá no Camp Nou.

Barcelona-Real Madrid (Domingo, 15h15, Eleven1/Nowo)*****

Vai ser muito estranho olhar para um Barcelona-Real Madrid sem poder gozar a mais avassaladora rivalidade individual da última década, muitos diriam de sempre. É preciso recuar a dezembro de 2007, quando o Real foi a Camp Nou vencer por 1-0 com golo de Júlio Baptista, para nos lembrarmos – quem tiver essa memória - como era um Clásico sem Messi nem Cristiano Ronaldo. Nessa altura o argentino estava lesionado, como agora, e o português ainda era jogador do Manchester United.

Por essa altura prometiam o que havia de vir: foi o último ano, até 2018, em que nenhum deles foi coroado melhor do mundo: a Bola de Ouro foi para Kaká. Desde então, a lenda de ambos alimentou-se do que fizeram a cada jogo, sim, mas muito também da rivalidade, reforçada nos duelos diretos a cada clássico. Não é o fim da história, podem vir a reencontrar-se em competições internacionais, mas é o fim de uma era.

Foram 30 confrontos diretos entre os dois com as camisolas de Barcelona e Real Madrid, divididos pelas várias competições espanholas e ainda pela Liga dos Campeões. Messi marcou 20 golos nesses duelos e venceu 15 (no total, Leo tem 38 jogos contra o Real, 17 vitórias e 26 golos marcados, entre os quais dois hat-tricks). Cristiano Ronaldo tem os tais 30 jogos, com oito vitórias e 18 golos, tendo bisado por duas vezes frente ao grande rival.

Ronaldo chegou a Madrid no verão a seguir à estrondosa vitória do Barça de Guardiola no Bernabéu, os 6-2 de maio de 2009. Estreou-se no Clásico a 29 de novembro de 2009, no Camp Nou, jogou 66 minutos e deu lugar a Benzema. Não foi ele nem Messi a resolver, mas sim Ibrahimovic, com um golo solitário de Ibrahimovic que deu a vitória ao Barça.

Cristiano fechou o ciclo em maio deste ano e o golo que marcou nesse empate a dois golos da 36ª jornada da Liga espanhola, que se jogou quando o Barcelona já era virtualmente campeão, permitiu-lhe igualar Di Stéfano como o segundo melhor marcador de sempre na história do Clásico de Espanha. O número 1 da lista é Lionel Messi, pois, com os seus 26 golos.

A ausência de Messi no domingo é conjuntural, decorre da fratura no braço sofrida no fim de semana passado, mas é uma enorme baixa nos culés, que no primeiro jogo sem o 10 venceram o Inter para a Champions e chegam aqui a defender a liderança conquistada na última ronda frente ao Sevilha. Quando ao Real Madrid, já não restam dúvidas sobre a falta que faz Cristiano Ronaldo e os seus 450 golos em nove temporadas com a camisola branca. Os merengues não tentaram colmatar a saída de um jogador que está nos livros de ouro da sua história, mudaram de treinador e caminham sobre brasas.

O Real quebrou sem brilho a meio da semana uma série de quatro derrotas em cinco jogos, venceu o Viktoria Plzen mas a pressão sobre a época medíocre dos «blancos» e sobre Julen Lopetegui está longe de abrandar. No sétimo lugar a quatro pontos de distância do líder e numa época com muita gente a olhar para cima na Liga espanhola, ninguém duvida da importância que o desfecho do clássico no Camp Nou terá no futuro próximo dos merengues. Messi estará provavelmente na bancada a assistir, Ronaldo já não mora ali.

Outros destaques:

Sábado

Borussia Dortmund-Hertha Berlim (14h30,  Eleven3/Nowo)***

E à mesma hora o Mainz-Bayern Munique (14h30, Eleven2/Nowo). Início de tarde de sábado de olho nos lugares da frente da Bundesliga, com um desafio exigente para o entusiasmente Dortmund, que vem da goleada ao At. Madrid para a Champions e está na frente do campeonato alemão, com três pontos de vantagem sobre Borussia MGladbach e Werder Bremen. Do outro lado um Hertha motivado, que esta época já venceu o Bayern Munique. Os bávaros vêm de duas vitórias seguidas depois de uma série negra, mas ainda não afastaram por completo os fantasmas de um arranque de época instável.

Empoli-Juventus (17h00, SportTV3)***

Depois dos primeiros pontos perdidos na época, frente ao Génova na ronda passada, e da vitória em Old Trafford, o regresso da Juve e de Cristiano Ronaldo à Serie A. Frente a um Empoli com poucos argumentos, em antepenúltimo lugar na classificação, mas com pressão adicional para não deixar encurtar mais a vantagem.

At. Madrid-Real Sociedad (19h45, Eleven1/Nowo)***

O Atlético de volta a casa depois do descalabro em Dortmund e a precisar de afastar nuvens sobre um momento que ameaça tornar-se complicado. Está a quatro pontos da liderança da Liga antes da receção a uma Real Sociedad com ambições.

Domingo

Ajax-Feyenoord (13h30, SportTV3)***

Clássico na Holanda, à atenção do Benfica, que recebe o Ajax daqui por 15 dias, depois de ter perdido esta semana em Amesterdão para a Champions. Com o PSV na frente do campeonato, Ajax e Feyenoord têm muito em jogo neste duelo, quando estão, respetivamente, a cinco e sete pontos de distância do líder.

Manchester United-Everton (16h00, SportTV2)****

Este duelo português nos bancos chega numa situação que poucos antecipariam à partida: o Everton de Marco Silva à frente do Manchester United na classificação, um ponto de diferença (e no meio, já agora, o Wolverhampton de Nuno Espírito Santo). É o sétimo duelo entre os dois treinadores que mantêm uma relação de respeito mútuo. Defrontaram-se pela primeira com José Mourinho ainda no Chelsea e Marco Silva no Sporting, depois em Inglaterra, com três duelos seguidos quando Marco treinava o Hull City: vem daí a sua única vitória sobre Mourinho, na segunda mão da meia-final de Taça da Liga, que não evitou o apuramento do United. O último confronto aconteceu com Marco Silva no Watford, na época passada, triunfo dos «red devils» por 4-2. Muito em jogo para ambos, o Manchester United a precisar de recuperar rapidamente terreno na luta pelos lugares de topo, quando está a nove pontos da liderança e a sete dos lugares de Champions. E o Everton a procurar confirmar os sinais de recuperação, numa série de três vitórias seguidas. 

Nápoles-Roma (19h30, SportTV3)***

Jogo grande na ronda de Serie A, com o Nápoles de esperança renovada depois do deslize da Juve na última ronda – parte para a jornada a quatro pontos do líder - e a Roma a precisar de recuperar terreno: está na sétima posição, a sete pontos do Nápoles e a quatro da zona Champions.

Segunda-feira

Tottenham-Manchester City (20h00, SportTV2)****

Jogo grande atirado para a noite de segunda-feira. O Manchester City em Wembley a tentar manter-se no topo, frente a um Tottenham de duas caras, irregular na Europa mas sólido na Premiership, a dois pontos de distância da frente.

Todas as transmissões em direto do fim de semana

Sexta-feira

Valladolid-Espanhol (20h00, Eleven1/Nowo)**

Sábado

Girona-Rayo Vallecano (12h00, Eleven1/Nowo)**

Atalanta-Parma (14h00, SportTV3)**

Borussia Dortmund-Hertha Berlim (14h30,  Eleven3/Nowo)***

Mainz-Bayern Munique (14h30, Eleven2/Nowo)***

Liverpool-Cardiff (15h00, SportTV2)***

At. Bilbao-Valência (15h15, Eleven1/Nowo)***

Empoli-Juventus (17h00, SportTV3)***

Leicester-West Ham (17h30, SportTV2)**

Celta Vigo-Eibar (17h30, Eleven1/Nowo)**

Hoffenheim-Estugarda (17h30, Eleven2/Nowo)**

Mónaco-Dijon (19h00, Eleven3/Nowo)***

Lille-Caen (19h00, Eleven4/Nowo)**

River Plate-Aldovisi (19h00, SportTV3)**

Torino-Fiorentina (19h30, SportTV2)**

At. Madrid-Real Sociedad (19h45, Eleven1/Nowo)***

Gimnasia-Boca Juniors (21h15, SportTV3)**

Domingo

Getafe-Betis (11h00, Eleven1/Nowo)**

Sassuolo-Bolonha (11h15, SportTV3)**

Shanghai SIPG-Shandong Luneng (11h35, SportTV2)**

Crystal Palace-Arsenal (13h30, SportTV2)***

Ajax-Feyenoord (13h30, SportTV3)***

Leipzig-Schalke (14h30, Eleven3/Nowo)**

Barcelona-Real Madrid (15h15, Eleven1/Nowo)*****

Manchester United-Everton (16h00, SportTV2)****

Milan-Sampdoria (17h00, SportTV3)**

Bordéus-Nice (17h00, Eleven4/Nowo)**

Werder Bremen-Bayer Leverkusen (17h00, Eleven3/Nowo)**

Alavés-Villarreal (17h30, Eleven1/Nowo)**

Nápoles-Roma (19h30, SportTV3)***

Sevilha-Huesca (19h30, Eleven1/Nowo)**

Marselha-PSG (20h00, Eleven3/Nowo)***

Atletico Tucuman-Independiente (23h00, SportTV1)*

Segunda-feira

Lazio-Inter (19h30, SportTV3)***

Tottenham-Manchester City (20h00, SportTV2)****