Artigo original: 11 maio, 23h50

Para além das contas em Portugal, este fim de semana deixou praticamente sentenciados os títulos em Espanha, França e Rússia e determinou vários apuramentos para provas europeias, despromoções e subidas de escalão. Para não se perder nas contas, deixamos-lhe o ponto de situação pormenorizado, Liga a Liga.

INGLATERRA (duas jornadas para o fim)
Campeão
Chelsea



Liga dos Campeões
Manchester City e Arsenal têm garantido, no mínimo, o play-off de acesso.
Manchester United precisa de um ponto para garantir o play-off. Ainda tem hipóteses ténues de chegar ao apuramento direto. Liverpool tem de esperar que o Manchester United não pontue mais e ainda anular um défice de 14 golos.

Liga Europa
Liverpool, Tottenham, Southampton e Swansea estão na corrida por três vagas (5º, 6º e 7º). O 7º classificado perderá o acesso se o Aston Villa vencer a final da Taça. West Ham e Everton disputam ainda uma vaga suplementar atribuída pela classificação de fair-play.

Despromoção
QPR e Burnley descem de divisão. A outra vaga será para uma destas equipas: Hull City, Newcastle, Sunderland, Leicester e Aston Villa

Subida
Bournemouth e Watford já estão na Premier League. A outra vaga será para uma destas quatro equipas: Middlesbrough, Brentford, Norwich ou Ipswich.

ALEMANHA (duas jornadas para o fim)

Campeão
Bayern Munique



Liga dos Campeões
Wolfsburgo já está na fase de grupos. B. Moenchengladbach e B. Leverkusen já garantiram, como mínimo a ida ao play-off. Basta uma vitória (ou dois empates) ao Moenchengladbach para selar o terceiro lugar e ida à fase de grupos.

Liga Europa
Sete equipas ainda podem terminar em lugares de acesso: Augsburgo, Schalke, Borussia Dortmund, Werder Bremen, Hoffenheim, Colónia e E. Frankfurt. Serão três vagas se o Wolfsburgo ganhar a Taça, ou duas, se for o Borussia Dortmund a conquistar a pokal.

Despromoção
Seis equipas em risco, ainda nenhuma condenada: Hertha, Hamburgo, Friburgo, Hannover, Paderborn e Estugarda. Os dois últimos descem diretamente, o 16º decide a permanência num playoff com o 3º classificado da II divisão.

Subida
Ingolstadt tem garantido, no mínimo, o playoff de promoção e só precisa de mais um ponto para subir diretamente. A outra vaga direta será para Kaiserslautern, Darmstadt, Karslruher ou Eintracht Braunschweig. Uma destas equipas irá ao playoff.

ESPANHA (duas jornadas para o fim)

Campeão
Ainda com um ponto de interrogação a envolver as últimas duas jornadas, o Barcelona está a uma vitória do título. O Real Madrid só será campeão se somar mais quatro pontos do que o rival, nas duas jornadas que faltam.



Liga dos Campeões
Barcelona e Real Madrid já têm acesso direto à fase de grupos. At. Madrid, Valencia e Sevilha são as equipas que lutam pelas outras duas vagas. Os «colchoneros» só precisam de uma vitória para selar o terceiro posto, que vale fase de grupos. O quarto classificado irá ao play-off. O Sevilha também pode garantir a Champions se acabar fora dos quatro primeiros e vencer a Liga Europa.

Liga Europa
O perdedor do sprint pela Liga dos Campeões já tem garantido esse prémio de consolação. O Villarreal também já se qualificou. Sobra uma vaga, que será atribuída ao Athletic Bilbao, se ganhar a Taça do Rei, ou, caso perca, ao sétimo classificado, que será uma destas equipas: Málaga, Ath. Bilbao, Espanhol, Celta ou Rayo Vallecano.

Despromoção
O Córdoba já desceu, sobram duas vagas para seis equipas em risco: Levante, Getafe, Almería, Dep. Corunha, Granada e Eibar
.

Subida
Ainda faltam cinco jornadas para fechar as contas. Há vagas diretas para os dois primeiros classificados da Liga Adelante (nesta altura, Bétis e Girona). Depois, em junho, as equipas classificadas entre 3º e 6º na tabela vão discutir entre si, num playoff, a terceira vaga de promoção. Nesta altura, 11 equipas têm hipóteses aritméticas de lá chegar.

ITÁLIA (três jornadas para o fim)

Campeão
Juventus



Liga dos Campeões
Roma, Lazio e Nápoles decidem entre si as duas vagas restantes. O segundo classificado entra direto na fase de grupos, o terceiro vai ao playoff. Nápoles e Fiorentina ainda podem chegar à Champions, se vencerem a Liga Europa.

Liga Europa
Entre os três candidatos referidos à Liga dos Campeões, um vai cair na Liga Europa. Sobram duas vagas a distribuir por seis equipas: Fiorentina, Sampdoria, Inter, Génova, Torino e Milan.

Despromoção
Parma e Cesena já desceram, o Cagliari precisa de um milagre para não lhes fazer companhia. Ao Atalanta basta um ponto para garantir a permanência, nas três jornadas em falta.

Subida
O Carpi já assegurou uma das duas vagas diretas, com o Frosinone a apenas uma vitória de garantir a outra. Nesta altura, a duas jornadas do fim, Vicenza, Bolonha, Spezia, Perugia, Pescara, Livorno e Avellino lutam pela terceira vaga, que será definida num playoff com seis equipas entre o 3º e o 8º classificados.

FRANÇA (duas jornadas para o fim)

Campeão
O PSG só precisa de um ponto para confirmar o tricampeonato. O Lyon precisa de anular seis pontos e sete golos de desvantagem em dois jogos. Só no papel não será impossível...



Liga dos Campeões
PSG e Lyon já têm vaga direta na fase de grupos. O lugar na terceira pré-eliminatória, para o terceiro classificado, será decidido entre Mónaco, Marselha e Saint Étienne

Liga Europa

Despromoção
Lens e Metz já desceram, o Evian está quase: precisa de duas vitórias e mais uma difícil conjugação de resultados para não cair. Há cinco equipas ainda em risco (aritmético) de descida: Caen, Lorient, Nice, Toulouse e Reims.

Subida
O Troyes já subiu, há ainda dois lugares para decidir entre quatro equipas. Gazélec e Angers partem em vantagem sobre Nancy e Dijon.

OUTROS CAMPEONATOS

Rússia: Zenit, de André Villas-Boas, a três pontos do título e da fase de grupos da Liga dos Campeões. A segunda vaga, para a pré-eliminatória, será para decidir entre cinco equipas: Krasnodar, CSKA, Dínamo, Rubin Kazan e Spartak Moscovo.

Holanda: o PSV já é campeão e está na fase de grupos. O Ajax também garantiu o segundo lugar e a presença na terceira pré-eliminatória.



Ucrânia: a três jornadas do fim, o Dínamo Kiev, de Miguel Veloso e Antunes, está a uma vitória do título e da entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões. Mas o Shakhtar ainda tem hipóteses matemáticas de ser novamente campeão. Quem for segundo, lugar com que o Dnipro também sonha, vai para a terceira pré-eliminatória. O Dnipro também pode chegar à prova dos milhões se vencer a Liga Europa.

Bélgica: três jornadas para o fim e três equipas ( Gent, Anderlecht e Club Brugge) separadas por dois pontos. O primeiro entra na fase de grupos, o vicecampeão na terceira pré-eliminatória.

Turquia: tudo em aberto a quatro jornadas do fim. Galatasaray, Fenerbahçe e Besiktas, separados por dois pontos, vão decidir entre si o título, que dá fase de grupos, e o segundo lugar, que vale uma vaga na terceira pré-eliminatória.

Grécia: Olympiakos, de Vítor Pereira, campeão, está na fase de grupos. Panathinaikos, PAOK, Asteras e Atromitos decidem em playoff vaga na terceira pré-eliminatória.



Suíça: a quatro jornadas do fim, o Basileia, de Paulo Sousa, precisa apenas de um ponto para se sagrar campeão e aceder à terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. O Young Boys será o segundo classificado, também com direito a discutir o acesso à fase de grupos.