Júnior Moraes, avançado que é irmão do ex-FC Porto Bruno Moraes, recebeu nacionalidade ucraniana nesta segunda-feira e pode estrear-se pela seleção do leste já contra Portugal na sexta-feira.

Em comunicado, a Federação ucraniana informa que o jogador foi chamado por Andriy Shevchenko para integrar já nesta terça-feira os trabalhos de preparação para o jogo com a equipa das quinas, a contar para o arranque da fase de apuramento para o Euro 2020.

Júnior Moraes, recorde-se, chegou à Ucrânia em 2010. Depois disso, teve uma passagem de um ano pelos búlgaros do CSKA Sofia, mas regressou em 2012. Nesta época transferiu-se para o Shakhtar de Paulo Fonseca e é o melhor marcador do campeonato com 16 golos.

«A Ucrânia é o país que a minha família e eu escolhemos para viver há sete anos. O nosso filho cresceu aqui e anda na escola cá. Tivemos oportunidades para deixar este país muitas vezes, mas tomámos sempre a decisão de ficar porque somos felizes na Ucrânia», disse em declarações reproduzidas no site do Shakhtar Donetsk.