O Milan venceu esta sexta-feira o derby de Milão, num jogo globalmente pobre, e deu um passo de gigante em direcção à conquista do segundo lugar. A formação rossoneri soma agora 76 pontos, mais cinco do que o Inter, quando sobram apenas mais doze em disputa. Um golo de Kaladze, aos 70 minutos, bastou para sentenciar um triunfo que apesar de tudo acabou por ser justo. O Milan entrou pior no jogo, mas tomou conta das operações a partir de metade do primeiro tempo e manteve-se por cima até ao fim.
No confronto entre portugueses, Figo jogou os noventa minutos na equipa do Inter, numa exibição em crescendo. O português teve uma primeira parte muito discreta, mas apareceu na etapa complementar ainda a tempo de ameaçar o golo num cabeceamento, que saiu ligeiramente por cima, e num cruzamento que Cambiasso finalizou num remate ao lado. Já Rui Costa jogou apenas os oito minutos finais, no lugar Shevchenko, tendo apenas tempo para trazer alguma capacidade de circulação de bola e pouco mais.
«Nós não estamos aqui porque vocês também nunca estiveram»
O jogo ficou ainda marcado pela ausência de adeptos do Inter. Depois dos confrontos recentes entre as claques e os jogadores, que levaram até Mancini a tomar a decisão de abandonar o futebol italiano no final da época, o divórcio está definitivamente assente. No lugar que deveria ter sido ocupado pelos adeptos da equipa, havia apenas uma tarja. «Nós não estamos aqui porque vocês também nunca estiveram». Apesar de tudo, a equipa até começou por se dar bem com a ausência das claques e entrou por cima no jogo. Uma das melhores oportunidades de golo da primeira parte saiu mesmo de um remate de Stankovic. A partir sensivelmente dos vinte minutos, porém, o Milan tomou o comando do jogo e ficou perto de marcar por Gilardino e Seedorf. Na segunda parte as coisas continuaram na mesma, Seedorf outra vez, Shevechenko e Kaká criaram perigo, até que Kaladze, na sequência de um livre, aproveitou que a defesa do Inter pedisse um livre para marcar tranquilamente o golo do triunfo.
Ficha de jogo
Milan (4-3-1-2): Dida; Cafu (Costacurta, 73), Nesta, Kaladze e Maldini; Gattuso, Pirlo (Vogel, 79m) e Seedorf; Kaká; Shevchenko (Rui Costa, 82m) e Gilardino.
Inter (4-5-1): Júlio César; Javier Zanetti, Córdoba, Mihajlovic (Materazzi, 11m) e Burdisso; Figo, Pizarro (Solari, 83m), Cambiasso, Cristiano Zanetti (Martins, 76m) e Stankovic; Adriano.
Golos: Kaladze (70m).
Resultados da 34ª jornada
Esta sexta-feira:
Milan-Inter, 1-0
(Kaladze, 70m)
Sábado:
Cagliari-Juventus
Lazio-Livorno
Chievo Verona-Messina
Sampdoria-Parma
Palermo-Roma
Empoli-Siena
Lecce-Udinese
Treviso-Fiorentina
Reggina-Ascoli