Nas horas que se seguiram à escolha de Tóquio pelo Comité Olímpico Internacional (COI), a expressão mais repetida nas redes sociais e nas ruas é a usada por Ana Botella: «a relaxing cup of café com leche in Plaza Mayor» (uma relaxante chávena de 'café com leche' na Plaza Mayor).

Durante o discurso de candidatura da cidade espanhola, perante o COI, a esposa de Jose Maria Aznar, antigo chefe do governo espanhol, apresentou as vantagens de Madrid, num discurso em inglês com acentuado sotaque espanhol.

As reações ao discurso de Ana Botella foram rápidas e em Madrid já está à venda uma t-shirt, a 18 euros, parodiando o logótipo da cadeia de cafés Starbucks, enquadrado com o rosto de Ana Botella e a famosa frase.

O lapso de Botella também se tornou um sucesso nas redes sociais. Os marcadores #relaxingcup e #AnaBotella foram largamente difundidos no Twitter. O discurso da presidente da Câmara madrilena também foi convertido em músicas, uma das quais já foi ouvida por mais de 330 mil pessoas na plataforma SoundCloud.

Veja o discurso de Ana Botella