A Selecção Nacional sub-20 venceu esta sexta-feira a Guiné por 3-0, garantindo a qualificação para as meias-finais dos Jogos da Lusofonia, torneio de futebol a decorrer em Macau.
Depois da promissora estreia no Grupo C com uma goleada de 6-0 à selecção de São Tomé e Príncipe, Portugal também não teve grandes dificuldades para levar de vencida a Guiné. Diogo Tavares (29m e 39m) e Zequinha (90m) foram os marcadores de serviço, justificando o estatuto de favorito à vitória final.
A equipa orientada por Carlos Dinis assegurou a vitória no Grupo C e vai agora defrontar Moçambique, vencedor do Grupo B, no jogo que definirá o primeiro finalista.
No último dia da fase de grupos, Angola goleou a frágil equipa de Timor-Leste por esclarecedores 5-0. João Barros foi a figura do jogo ao apontar quatro golos (23, 51, 53 e 59m), fechando o marcador que Ricardo Estêvão abrira aos 15 minutos. A selecção angolana perdeu o primeiro jogo com Moçambique por falta de comparência, depois de problemas com os vistos, mas assegurou o segundo lugar no Grupo B e vai enfrentar agora Cabo Verde, selecção vencedora do Grupo A, que hoje esmagou Macau, a equipa da casa, por 7-0.
As quatro selecções que seguem em prova disputam o acesso à final no próximo domingo, no Estádio de Macau, após um dia de descanso. Apenas Portugal decretou os 20 anos como idade limite dos jogadores que participam no torneio. A maior parte dos adversários tem futebolistas mais velhos.