É uma espécie de conto de fadas do futebol. José García, 16 anos, estreou-se pela equipa principal do Osasuna, dez anos depois de ter ficado célebre numa reportagem televisiva por ser um adepto fervoroso do mesmo clube. Em Navarra já todos conheciam o seu fervor nas bancadas, mas desta vez confirmaram também a sua qualidade dentro de campo.

Quanto tinha apenas seis anos, José surgiu no programa «O Dia Depois», do Canal+ espanhol. A reportagem mostrava uma sequência de imagens da criança a apoiar a sua equipa incansavelmente num jogo contra o Athletic Bilbao no El Sedar. Chegou a tirar a camisola, gritou em tronco nu e nunca desistiu, contagiando o resto da assistência. A imagem ficou na memória de todos.



Nascido a 13 de janeiro de 1997, o jovem jogador fez o seu caminho nas camadas de formação do clube e esta época chegou ao plantel sénior. Devido às muitas ausências na equipa por lesão, foi chamado pelo treinador Javi Gracia para o jogo com o Almeria, tendo mesmo sido utilizado nos últimos 25 minutos. 

O técnico não tem dúvidas sobre o seu valor: «É um jogado do meio-campo para a frente que não temos. É atrevido, tecnicamente bom com as duas pernas, sabe passar, rematar, finalizar bem. Fez bom trabalho nos escalões inferiores e por isso merece a sua oportunidade. É certo que tem 16 anos e é muito jovem, mas as necessidades levam-nos a ter de contar com ele».

José aproveitou a oportunidade e estreou-se com 16 anos e 299 dias, o que, por si só já seria motivo de realce, pois é o mais jovem de sempre a jogar na I Liga pelo Osasuna. Formado no Sanduzelai, clube do bairro de San Jorge, em Pamplona, García é um médio criativo com excelente toque de bola e eficácia no último passe. A história está a ser comparada à de outros jogadores, como a de Guardiola, que passou de apanha bolas a capitão do Barcelona.

A sua história serve o lado romântico do futebol e os adeptos respondem ao apelo, como se viu nas bancadas do El Sedar, através de cartazes gigantes. «De sentir as cores ao cumprir do sonho. Zorionak Jose», lia-se («Zorionak» significa parabéns em basco). O pequeno José entrou com ganas de fazer a diferença e foi mesmo protagonista de uma das melhores jogadas da partida, fintando um adversário e rematando forte para defesa vistosa de Esteban. Não conseguiu evitar a derrota em casa, mas tinha razões para estar feliz, como referiu na sua conta de twitter.

A sua estreia terá feito sonhar muitos seguidores do clube. Os mesmos que terão sorrido quando o viram vibrar pelo Osasuna quanto tinha apenas seis anos de idade.