Alan Kardec, agora no Palmeiras, deu entrevista ao Globo Esporte e falou sobre o que falhou no Benfica.

O jogador, que saiu do Brasil para o Benfica, com apenas 20 anos, foi cedido ao Santos e na Vila Belmiro, era constantemente elogiado pelo então técnico Muricy Ramalho pela sua inteligência tática, que aprimorou durante o período na Luz.

De volta ao Brasil, agora no Palmeiras, Kardec vê-se ainda mais amadurecido nesse aspeto. No Santos, chegou a da aulas táticas a jogadores mais jovens. E dispõe-se agora a fazer o mesmo no Verdão: «Peguei garotos como Tiago Alves (hoje no América-MG) e Felipe Anderson (Lazio), de muita qualidade, mas que precisavam de algo na parte tática. Conversava com eles sobre isso, pois o mínimo que fizessem já ajudava muito. Se aqui forem receptivos, também vou ajudar. Não falo como crítica, mas sim para o auxílio para a equipe. Dentro do meu alcance e entendimento, vou fazer essa parte no Palmeiras também», promete o atacante.

«Aprendi muito no Benfica. A parte tática é uma das mais importantes. Os times compactos são os de mais sucesso. Bayern e Barcelona têm jogadores de muita qualidade, mas são diferenciados pela inteligência tática. Se você assimila isso, tem tudo para ser um grande jogador, de nível mundial», observou.