* por Adérito Esteves


O MOMENTO:
 
 
Tondela: Três derrotas consecutivas, sem golos marcados, começam a preocupar as hostes tondelenses. A equipa de Vítor Paneira só tem uma vitória em seis jogos e precisa de dar a volta à situação rapidamente, sob pena de ver fugir os adversários mais diretos na luta pela sobrevivência no principal escalão do futebol nacional. Essa ideia fica clara nas palavras do treinador: «os pontos para nós são ar, fazem-nos falta.» O maior pecado no percurso do Tondela até ao momento será a falta de golos… o oxigénio do futebol.
 
Moreirense: Apesar da maior experiência nestas andanças, comparando com o adversário que defronta nesta jornada, o Moreirense também está a ter um arranque aquém do que seriam as suas previsões. O empate arrancado nos últimos momentos da partida diante do FC Porto na jornada anterior pode ser o tónico de que os cónegos precisavam. Resta saber se conseguem capitalizar esse impulso diante de uma equipa que se bate pelos mesmos objetivos. O conjunto de Miguel Leal tem a curiosidade de ainda só ter marcado nos confrontos com Benfica e FC Porto.  
 
AUSÊNCIAS:
 
Tondela: Tinoco (lesionado).
 
Moreirense: João Vieira, Coronas e Danielson (lesionado).
 

DISCURSO DIRETO: 
 
Vítor Paneira: «Estamos num ‘minicampeonato' a três [os três últimos classificados], mas queremos fugir dele e juntarmo-nos aos outros. Tal como para nós, é um jogo extremamente importante para o Moreirense. Eles vêm de um grande jogo com o FC Porto, com uma postura extraordinária. São uma equipa muito pressionante, aguerrida e inteligente quando procuram a pressão sobre o adversário, com muita qualidade na zona central e alas rápidas.»
 
Miguel Leal: «Se queremos continuar a crescer depois de um resultado moralizador, este jogo é muito importante porque pode dar-nos alguma confiança. Vai ser um jogo de muita luta, de muito sacrifício e em que os jogadores vão ter que vestir o fato de macaco. Mas a nossa equipa está mais apetrechada [do que no início da época] e com mais soluções para lutar de igual para igual com qualquer adversário.»
 

HISTÓRICO DE CONFRONTOS: 
Tondela e Moreirense defrontaram-se duas vezes, ambas na temporada 13/14, quando disputavam a II Liga. Os cónegos venceram as duas partidas por 1-0, garantindo, no final da época, a subida à I Liga.
 

EQUIPAS PROVÁVEIS:
 
Tondela: 

 
 
 
Outros convocados: Cláudio Ramos; Berger, Bruno Monteiro, Hélder Tavares; Wagner, Piojo e Salva Chamorro.
 
 
Moreirense: 
 
  
 
Outros convocados: Nilson; João Sousa; Rafael Sousa, Filipe Gonçalves,  João Palhinha, Patrick, Luís Carlos, Fati e Iuri Medeiros; Boateng.