*por Rui Marques Simões
 
Figura: Pedro Trigueira
É sintomático que uma equipa esteja obrigada a ganhar e o seu guarda-redes seja um dos melhores em campo. Trigueira salvou uma mão-cheia de ocasiões de golo do Sporting de Braga e acabou o jogo na área adversária, a tentar o golo que evitasse a confirmação da descida. Se todos tivessem a sua garra e abnegação, provavelmente a Briosa não estaria já condenada à II Liga.
 
Momento: minuto 84
Quando Marafona desviou para a barra mais um remate de Gonçalo Paciência, esvaíram-se aí as últimas réstias de esperança de a Académica se manter na I Liga. Foi a última grande ocasião de golo dos estudantes, novamente desperdiçada.
 
 
Outros destaques:
Marafona: Merecia tanto quanto Pedro Trigueira a distinção de melhor em campo. Por um punhado de vezes, evitou o golo dos estudantes. As suas mãos seguraram o praticamente certo apuramento direto para a fase de grupos da Liga Europa. 
 
Luiz Carlos: Mostrou mais uma vez que é o pulmão do meio-campo bracarense. Incansável, a defender e a atacar, o médio brasileiro comandou as operações dos minhotos, que tiveram sempre mais posse de bola. Algum desacerto de Wilson Eduardo e Hassan na finalização impediu que os esforços do meio-campo minhoto rendessem a vitória.
 
Gonçalo Paciência: O avançado foi dos estudantes mais inconformados mas não teve sorte: enviou duas bolas ao poste. Essa infelicidade traçou o destino da equipa de Coimbra: a despromoção.