O MOMENTO

Belenenses: um empate e duas vitórias consecutivas deram um novo fôlego ao Belenenses de Lito Vidigal que deixou o fundo da tabela e ganhou uma vantagem de dois pontos sobre o Paços de Ferreira e de três sobre o Olhanense. Uma vitória este sábado até pode evitar desde já a despromoção direta, uma vez que os algarvios vão jogar à Luz naquele que deverá ser o jogo da consagração do Benfica. Com mais seis pontos e vantagem no confronto direto, os «azuis» garantem que não ficam no último lugar e, com a promoção do Boavista, só o último é que fica condenado à despromoção direta. Assim, uma vitória sobre o Sporting até pode ser motivo de festa este sábado no Restelo. Um desaire pode deixar a equipa de Vidigal numa situação difícil até porque, na ronda seguinte, vai à Amoreira defrontar o Estoril.

Sporting:
os leões estão a um pequeno passo de garantir a qualificação direta para a Liga dos Campeões e nem precisam de vencer este sábado para ter acesso direto aos milhões, basta fazerem o mesmo resultado do que o FC Porto que só joga na segunda-feira, no Dragão, frente ao Rio Ave. Mas uma vitória também permite, tal como aconteceu há uma semana, adiar a festa do vizinho Benfica, nem que seja por um dia. A conquista dos três pontos é a única forma da equipa de Leonardo Jardim garantir os dois objetivos sem depender de terceiros. Se o Sporting vencer, além de garantir o lucrativo segundo lugar, obriga o Benfica a vencer o Olhanense para antecipar a festa do título.

AUSÊNCIAS

Belenenses: Gonçalo Brandão é a principal dúvida numa altura em ainda não é conhecida a lista de convocados. O defesa falhou o embate com o V. Guimarães devido a uma lesão muscular, mas recuperou durante a semana e já treinou sem limitações. Fora de combate está Tiago Caeiro que já não volta a jogar esta temporada. Deyverson também não entra nestas contas, uma vez que vai cumprir um jogo de castigo.

Sporting: Cédric vai falhar o segundo jogo da liga esta temporada devido a castigo e é o único indisponível para o jogo deste sábado. Leonardo Jardim diz que tem três soluções para o lado direito da defesa, fazendo referência a Piris, Welder e Ricardo Esgaio, mas sem dar pistas sobre quem vai recair a sua aposta, até porque incluiu os três numa convocatória alargada a 22 jogadores. No único jogo que Cédric falhou esta temporada, na visita a Arouca (2-1), foi Piris o eleito para defender o corredor direito.

DISCURSO DIRETO

Lito Vidigal: não há registo

Leonardo Jardim: «Estamos preparar o jogo como se fosse o mais importante da época desportiva. É um jogo que nos pode permitir já uma qualificação para a Champions e o segundo lugar. Por isso a estrutura, os jogadores e a massa associativa têm de fazer tudo o que está ao seu alcance para conseguir estes três pontos de forma a conseguimos mais este objetivo em prol do clube».

HISTÓRICO
Um dérbi que é um dos clássicos mais antigos do futebol português com mais de 72 jogos entre os dois emblemas no Estádio do Restelo, com uma ligeira vantagem para os leões que somam 28 vitórias contra 24 do Belenenses, com 20 empates pelo meio. O último jogo no Restelo já foi há quatro anos, em março de 2010, e o Sporting venceu por 4-0 com um «poker» de Liedson na segunda parte. Já esta temporada, na primeira volta, em Alvalade, o Sporting venceu por 3-0, com golos portugueses de Adrien Silva (gp), André Martins e Wilson Eduardo.

EQUIPAS PROVÁVEIS

BELENENSES


SPORTING