FIGURA: Pedro Nuno
Mais uma exibição de grande nível do jovem médio ofensivo academista. Acutilante com bola no pé, fisicamente mais disponível e sempre de cabeça levantada, marcou o golo academista, num livre cobrado de forma exemplar à entrada da área portista. Extraordinário na condução de bola e leitura de jogo, esteve perto do golo em mais três ocasiões, mas atirou para fora.

MOMENTO: Nii Plange quase tocou o Céu (90 minutos)
Estávamos a caminhar a passos largos para o minuto 90, quando se deu um dos grandes momentos da partida. Nii Plange, descaído para a direita, sacou de um chapéu inesperado, ficando muito perto de bater Helton. A trave impediu aquele que seria mais um grande golo numa tarde de momentos artísticos dignos de serem vistos e revistos no Cidade de Coimbra…

OUTROS DESTAQUES

Maxi Pereira: jogo de enorme entrega e querer do lateral-direito uruguaio. Ofensivamente, foi um dos jogadores mais destacados da equipa, dando constante largura e profundidade à equipa e mostrando equilíbrio no momento defensivo. Importante até ao final da partida, poderia claramente ter feito o gosto ao pé em algumas ocasiões.

Brahimi: entrou para ajudar a resolver, fazendo o cruzamento do qual resultou o segundo golo dos portistas. Rápido, tecnicista, embora nem sempre optando pela melhor decisão, foi importante a mexer com o jogo de ataque do FC Porto numa altura em que este sentia a falta de um criativo…

Rúben Neves: golo fabuloso, numa exibição com altos e baixos. Ao nível do passe cumpriu, em geral, embora algumas bolas longas não lhe tenham saído bem. Defensivamente, sentiu algumas dificuldades na marcação a Pedro Nuno e viu-se algo desacompanhado, sobretudo após a saída de Sérgio Oliveira. Apesar de tudo, vai beneficiando dos minutos que lhe iam faltando em partidas mais recentes…

Nii Plange: o burquinês ficou muito perto da igualdade num lance espetacular já na parte final da partida. Rápido e dinâmico, não apareceu muito durante o primeiro tempo mas acabou por se soltar após o intervalo. Tem sido um dos jogadores mais regulares da Briosa esta temporada.

Makonda/Marinho: foi muito graças a eles que a Académica terminou o jogo em cima do FC Porto. Rápidos, interventivos e dinâmicos, sacaram cruzamentos perigosos, que poderiam muito bem ter resultado em golo. Ficou a sensação clara de que poderiam ter entrado em campo mais cedo…