A propósito de uma frase de Luís Tinoco, o Maisfutebol foi tentar perceber um pouco melhor até onde vai o feito alcançado no último domingo pelo Arouca. A equipa de Pedro Emanuel conseguiu a manutenção logo na época de estreia no escalão principal, algo que, nos últimos 20 anos, como bem lembrou o esquerdino, tem sido algo raro.

Em concreto, os arouquenses foram o quarto «novato» a lograr a permanência no primeiro ano nesse período de tempo, depois do Alverca (98/99), Moreirense (02/03) e Naval (05/06). Mas ao contrário destes três, obtiveram-no antes da última jornada do campeonato.

Como tal, a formação da Serra da Freita ainda pode conseguir melhorar a marca, ou seja, pode tornar-se no estreante a conseguir a classificação mais alta. Os alverquenses ficaram em 14º lugar, os de Moreira de Cónegos em 12º, e os figueirenses no 13º posto.

Ora, a equipa de Arouca, atual 12ª classificada, ainda pode chegar ao décimo lugar, em caso de vitória do Restelo e desde que Rio Ave e V. Guimarães não vençam nesta derradeira ronda. Uma proeza que, nesta altura, talvez pouco importe a Pedro Emanuel, mas que ficaria sempre como um registo na história.

Nos últimos 20 anos também houve, claro, quem tenha conhecido sorte inversa. É, até, a tendência mais comum, mas, curiosamente, neste espaço de tempo, também foram quatro as equipas que debutaram no primeiro escalão e desceram de imediato.

Entre estes casos, ficou célebre o do Felgueiras (95/96), com Jorge Jesus, que fez uma primeira volta extraordinária, mas acabou por não escapar à despromoção no final da época. Nesse ano, outro estreante, o Campomaiorense, também voltou ao segundo escalão.

Mais tarde, em 99/00, foi a vez do Santa Clara tirar uma passagem de ida e volta, embora tenha regressado posteriormente ao convivío dos grandes, tal como, de resto, o Campomaiorense. Por fim, em 08/09, o Trofense fez o mesmo, acumulando uma única presença na I Liga.

Renovações vão avançar

Com a manutenção assegurada, o clube vai agora dar prioridade às renovações. Cássio, Ceballos e Roberto são os caso mais prementes e, sabe o Maisfutebol, as conversações já começaram, devendo haver novidades nas próximas semanas.

No caso do espanhol, tratar-se-á de um novo empréstimo, uma vez que o seu passe pertence ao Tottenham, com quem os arouquenses terão de chegar a acordo. Também Soares (Rio Ave) e Cissé (Sporting) estão emprestados, mas, pela pouca utilização, dificilmente voltarão para a próxima época.

Há outros jogadores em final de contrato, como Igor, Luís Dias, Mika, Stephane ou Lassad, todos com o futuro em aberto. Claro que há também a situação do próprio Pedro Emanuel, que apenas assinou por uma temporada, e deverá continuar no comando técnico da equipa.