Declarações de José Mota, treinador do Desp. Aves, na sala de imprensa do Estádio do Desportivo das Aves, após o triunfo sobre o Portimonense (3-0), o primeiro dos avenses na presente edição da Liga:

«O Vítor Gomes teve de ser bem servido para conseguir esta eficácia. Claro que fazer três golos num jogo é sempre de realçar, mas certamente foi toda uma equipa que ajudou. A equipa esteve organizada, esteve coesa e venceu de forma justa. Entrámos fortes desde o primeiro minuto, controlámos e o adversário não teve ocasiões para penetrar na nossa defesa. Estivemos muito bem, acho que o primeiro golo tranquilizou a nossa equipa para termos uma melhor organização. Era importante vencer por tudo o que vocês sabem».

[Clique que faltava?] «Temos de ganhar, de fazer pontos. Se não tivéssemos ganho estávamos a dramatizar. Estes jogadores têm feito semanas muito boas, criámos oportunidades na Luz, o que não é fácil. Faltava eficácia na finalização, hoje tivemos um jogador inspirado, esperamos que para a semana haja outro».

[Coesão defensiva também ajudou?] «É fundamental as equipas perceberem que só sabem atacar se tiverem confiança defensiva. Nenhuma equipa se sente confortável ofensivamente se não sentir tranquilidade na retaguarda. Os campeonatos ganham-se não pelos golos que se marcam, mas sim pelos que não se sofrem. Queríamos ganhar, mas 3-0 é um resultado que não pensava que íamos ter. Este resultado é magnífico».