Rui Costa vai ser o árbitro do Desp. Aves-FC Porto deste sábado (20h30), referente à 12ª jornada da Liga.

A nomeação é conhecida apenas neste sábado, dia do jogo, ao mesmo tempo que é dada a informação de que Manuel Mota vai dirigir o Portimonense-Tondela (16h) e Fábio Veríssimo no Boavista-Moreirense (18h15), marcados para esta tarde.

Ao contrário do que é habitual, a lista de nomeações para esta jornada não foi divulgada de uma só vez. As escolhas do Conselho de Arbitragem (CA) têm sido anunciadas gradualmente, poucas horas antes dos jogos, tal como aconteceu com o Belenenses-Desp. Chaves de sexta-feira, que abriu a ronda.

Recorde-se que a semana ficou marcada por pedidos de dispensa de quase todos os árbitros dos campeonatos profissionais, descontentes com o ambiente no futebol português. Após uma reunião com o CA, em Fátima, os árbitros decidiram formalizar o pedido de dispensa, mas respeitando o prazo de vinte dias previsto no regulamento.

Foi entregue, através da APAF, uma lista de exigências que os homens do apito esperavam ver respeitadas nesse prazo, caso contrário garantem que vão mesmo faltar aos jogos.

Ainda assim, a jornada será de protesto simbólico: no Belenenses-Desp. Chaves a equipa de arbitragem, liderada por João Capela, não apresentou o autocolante da "Liga NOS" no equipamento, como é suposto. Um gesto que, ao que tudo indica, será seguido pelos restantes árbitros designados para os encontros do fim de semana.