Krasimir Balakov antigo futebolista que passou pelo Sporting entre 1991 e 1995, acredita que os leões estão num bom caminho para voltarem a conquistar o título nacional que escapa há já 15 anos.

«O futebol é complicado. Não acontece sempre o que queremos, mas temos de acreditar. Há que analisar as coisas no final da época e no próximo ano o Sporting vai lutar para ser campeão. Acredito que é possível», disse o antigo jogador búlgaro aos jornalistas, à margem da conferência «The Future of Football».

«Com um pouco de sorte, o Sporting vai voltar ao lugar onde merece estar», acrescentou Balakov, apelando à «paciência» dos adeptos. «Qualquer coisa que se muda precisa de tempo», justificou.

A passagem de Balakov pelo Sporting coincidiu com a maior sequência de anos sem o único campeonato nacional, iniciada em 1982 e apenas quebradas na época 1999/00. O ex-jogador disse ter feito parte de uma grande equipa que, no entanto, ficou aquém do potencial que lhe era reconhecido. «Ainda não tenho resposta para o facto de não termos sido campeões. Tínhamos uma grande equipa com grandes jogadores, bons treinadores, mas não conseguimos ganhar o campeonato», recordou.

O que terá faltado, então, para que os leões vencessem o campeonato nessa época? «Pontos, claro! Podemos dizer também que o FC Porto tinha na altura uma grande equipa. Contra o Benfica costumávamos jogar sempre melhor, mas não ganhávamos muitos pontos contra o FC Porto», completou num português quase imaculado.