Manuel Machado, treinador do Nacional, diz que é preciso um «nível de organização muito elevado, capacidade de sofrimento, combate e muita solidariedade», para vencer na sexta-feira o Sporting, na nona jornada da I Liga.

Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo na Choupana, o técnico dos insulares deu como exemplo o encontro que o Tondela fez em Alvalade, na última jornada (1-1), dando uma «lição de humildade».

«Os grandes clubes têm grandes orçamentos, que lhes permitem contratar grandes jogadores. Há uma grande diferença entre Benfica, Sporting e FC Porto relativamente às restantes 15 equipas, mas o Tondela, muito recentemente, deu-nos uma grande lição de humildade, empenhamento e organização, criando muitas dificuldades ao Sporting e penso que é por aí que teremos que ir», considerou Manuel Machado.

Confrontado com a derrota caseira (4-0) com o FC Porto, Machado fez uma leitura simples: «Cada jogo é um jogo diferente e o facto de termos perdido em casa, por 4-0, com o FC Porto, vale o que vale, quando estamos a projetar a partida com o Sporting».

Sobre o adversário de sexta-feira, o treinador nacionalista fez referência às perdas do Sporting. «Perdeu três jogadores de referência, como foram os casos de Slimani, João Mário e, na sexta-feira, não terá o Adrien, por se encontrar lesionado. Faz muita diferença, porque eram referências que não estarão presentes», avaliou o técnico.

Mesmo assim, Manuel Machado considerou que o confronto com os leões «é um jogo de grau de dificuldade muito elevado», na medida em que vai defrontar «um dos três candidatos ao título, que está a atravessar um período menos positivo e que, com certeza, quererá inverter esse ciclo na Choupana».

«Quando defrontámos o FC Porto, também vinha de um ciclo de jogos menos conseguidos, mas acabou por inverter essa situação quando nos defrontou na Choupana, mas, na sexta-feira, tudo faremos para que isso não se repita», assegurou Manuel Machado.

O treinador diz que a derrota por 4-0 com o Paços de Ferreira, para a Taça da Liga, não afetou o Nacional, «até porque se tratou de um resultado falso, uma vez que até o treinador dos pacenses, também o expressou».

«Podíamos ter perdido só por 1-0, mas isso não aconteceu e agora temos que olhar para a frente», explicou o treinador dos alvinegros.

Por isso, Manuel Machado pede aos jogadores que apresentem «um elevado nível de organização, muita capacidade de sofrimento, de combate e muita solidariedade entre os jogadores», frisando que os seus jogadores, «não vão jogar derrotados», e irão «à procura de um bom resultado».