Confronto entre os dois principais candidatos à luta pelo título, tendo em conta a situação classificativa atual, o Sporting-Benfica da 25ª jornada proporcionará também um duelo particular entre os dois melhores marcadores da Liga.

Jonas parte com uma vantagem reforçada pelo «bis» ao União da Madeira, que permitiu chegar aos 26 tentos na prova e assumir, inclusivamente, a liderança da «Bota de Ouro», à frente de jogadores como Gonzalo Higuaín, Luís Suárez, Roberto Lewandowski, Cristiano Ronaldo ou Pierre-Emerick Aubameyang.

Slimani viu aumentar a distância para o internacional brasileiro, ao ficar em branco pela segunda jornada consecutiva, permanecendo assim nos 18 tentos. Isto na sequência do nulo do Sporting em Guimarães, que permite que o Benfica visite Alvalade com apenas um ponto de atraso para o líder.

Dérbi redondo

Curiosamente, o dérbi do próximo sábado deve permitir que ambos os goleadores alcancem uma marca redonda no número de jogos pelos respetivos clubes. Slimani chegará aos 100 jogos de leão ao peito (pela equipa principal, já que chegou a fazer um jogo pela equipa B), e Jonas disputará o 70º de águia ao peito.

Embora tenha chegado a Portugal um ano depois de Slimani, o que explica os trinta jogos de diferença, Jonas tem mais doze golos do que o argelino (59 para 47) no saldo total, o que significa que tem uma média de golos por jogo superior, como se pode comprovar na tabela abaixo apresentada.

O brasileiro tem conseguido elevar a eficácia da época de estreia, e se em Alvalade deve igualar o número de jogos realizados em 2014/15 (35), nesta altura já tem mais três golos do que os 28 que apontou em toda a temporada transata.

 

  Slimani 

  Jonas
Naturalidade   Argel (Argélia)   Bebedouro, SP (Brasil)
Idade   27 anos   31 anos
Total jogos pelo clube   99 jogos   69 jogos
Total golos pelo clube   47 golos   59 golos
Média golos/jogo   0,47   0,86

A Taça rendeu para Slimani, mas Jonas marca mais do que joga na Liga 

Slimani tem mais dois jogos realizados do que Jonas no total da época, mas na Liga o brasileiro do Benfica não falhou qualquer jornada, enquanto que o argelino falhou a visita do Sporting aos Barreiros, por castigo. No saldo total da época a diferença de Slimani para Jonas é menor, por força dos dois golos apontados na Taça de Portugal (um deles eliminou o Benfica no prolongamento), uma vez que nas provas da UEFA estão em igualdade (dois golos cada).

Se tivermos em conta apenas o rendimento na Liga, então a vantagem de Jonas aumenta de seis para oito golos, com o jogador do Benfica a apresentar uma média superior a um golo por jogo.

  Slimani Jonas
Total jogos em 15/16   36   34
Total golos em 15/16   22   28
Média golos/jogo em 15/16   0,61   0,82
Jogos na Liga 15/16   23   24
Golos na Liga 15/16   18   26
Média golos/jogo na Liga   0,78   1,08

O peso dos penáltis e a exceção à regra

Nesta diferença de golos entre Slimani e Jonas importa destacar o peso das grandes penalidades, que contam como qualquer golo mas que justificam uma referência particular. Seis dos golos do brasileiro na Liga foram apontados desta forma, sendo que Slimani tem um golo da marca de onze metros e outro na recarga a um penálti em que permitiu a defesa de Stefanovic (Moreirense).

As grandes penalidades contribuem, parcialmente, para que Jonas se destaque de Slimani sobretudo nos golos de pé direito (13 para 5). Ainda que o argelino tenham também cinco golos de pé esquerdo e volte a perder para Jonas, que tem seis. O ponta de lança do Sporting apresenta melhor registo nos golos de cabeça (oito para sete), um dos seus maiores trunfos.

Todos os golos de Slimani na Liga foram apontados dentro da grande área, mas Jonas conseguiu uma exceção, na receção ao Paços de Ferreira.

  Slimani Jonas
Golos na Liga   18   26
Pé direito   5   13
Pé esquerdo   5   6
Cabeça   8   7
Dentro da área   18   25
Fora área   -   1
Bola corrida   14   17
Bola parada   4   9

Influência alargada

Apesar da diferença na tabela dos melhores marcadores, os golos de Jonas e Slimani têm um peso idêntico na produção ofensiva das respetivas equipas, tendo em conta que o Benfica também marca mais do que o Sporting. O brasileiro volta a apresentar um registo superior, em todo o caso, mas a diferença aumenta consideravelmente se tivermos em conta também o número de assistências.

Sem perder a capacidade goleadora, Jonas assume também uma influência elevada no papel de segundo avançado, a jogar fora da área e a servir os colegas, e soma nove passes para golo na Liga. Slimani é um típico ponta de lança, um felino de área, nascido para rematar, e por isso tem apenas uma assistência no campeonato.

  Slimani Jonas
Golos na Liga   18   26
Total Golos da Equipa   49   65
Peso nos golos da equipa   37%   40%
Assistências na Liga   1   9
Peso na equipa (golos + assistências)   39%

  54%

Clássicos é com Slimani

Os dados estatísticos inclinam-se para Jonas, mas lembram-nos também que o jogador do Benfica não tem conseguido vingar nos clássicos internos. O brasileiro não marcou em nenhum dos quatro jogos disputados com o Sporting, nem tão pouco ao FC Porto. 

Slimani, por seu lado, já marcou quatro golos (em sete jogos) ao Benfica, dois dos quais esta época, aos quais se podem somar os três tentos apontados ao FC Porto.

De referir ainda que, para além de serem os dois melhores marcadores da Liga, Jonas e Slimani são também os jogadores mais pontuados do «Ranking Maisfutebol», nesta altura. O jogador do Benfica tem cinco pontos de vantagem (87 para 82), mas também um jogo a mais. Em média apresentam exatamente o mesmo valor arredondado: 3,6 por jogo, de nota. Mais uma vertente deste duelo que o dérbi pode desequilibrar.