Josué esteve em destaque no triunfo (3-0) do Hapoel Be'er Sheva ante o Dínamo Batumi na segunda fase de qualificação para a fase de grupos da Liga Europa.
O internacional português marcou aos nove e aos 61 minutos. Um autogolo de Kobakhidze pelo meio completou o resultado para os israelitas que não serão, ainda assim, um dos 34 possíveis adversários do Rio Ave na terceira pré-eliminatória.
No caminho dos lusos estarão clubes como o Hammarby e Gotemburgo (Suécia), Shamrock Rovers (Irlanda), Aris e OFI Creta (Grécia), Servette (Suíça) ou o Ventspils (Letónia), com um total de 43 jogos esta quinta-feira.
O Malmo e Rosenborg também confirmaram as passagens à próxima ronda. Por sua vez, o O Lech Poznan, de Pedro Tiba, eliminou o Valmiera de Jorge Teixeira, com ambos os portugueses titulares num triunfo polaco por 3-0, com uma assistência do médio.
O 6-0 dos escoceses do Aberdeen sobre o Runavík, das Ilhas Faroé, foi o jogo mais desnivelado do dia, enquanto o Bala, do País de Gales, afastou o Valletta em Malta (1-0), com participação de Raúl Correia.
Os búlgaros do Lokomotiv Plovdiv, com Dinis Almeida em campo, também seguem em frente após ganharem em casa do Iskra (1-0), do Montenegro, à semelhança do APOEL, de Chipre, que contou com Miguel Silva na baliza para vencer no reduto do Gjilani (Kosovo), mas apenas após prolongamento.
Tiago Rodrigues foi titular na vitória do CSKA Sofia ante o Sirens, de Malta, por 2-1, com Joaquim Lupeta suplente utilizado noutra equipa apurada, o Olimpik Liubliana, da Eslovénia, ante o Vikingur (Islândia).
Bernardo Lopes foi titular no apuramento do Lincoln Red Imps, de Gibraltar, contra os luxemburgueses do Union Titus Pétange, por 2-0, enquanto Diogo Verdasca foi eliminado com o Beitar Jerusalém, em casa dos albaneses do Teuta (2-0).
Também Ruben Brígido ficou pelo caminho, pelos cazaques do Ordabasy, na receção ao Botosani, da Roménia, perdendo por 2-1.
Na segunda ronda de qualificação para a fase de grupos faltam ainda dois jogos, entre o Maccabi Haifa (Israel) e o Zeljeznicar (Bósnia), e entre o Nomme Kalju (Estónia) e Mura (Eslovénia), devido a casos de covid-19 nas comitivas, impedindo a realização dos encontros, para já adiados pela UEFA segundo o protocolo sanitário estabelecido.