Sete pessoas foram detidas por especulação na venda de bilhetes para os concertos dos Coldplay, que se realizam esta semana, em Coimbra, revelou esta segunda-feira a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

De acordo com a ASAE, a operação decorreu na semana passada, com a detenção de sete pessoas e a apreensão de 13 bilhetes que estavam a ser vendidos através das redes sociais «a preços muito acima do seu real valor facial, com margens líquidas especuladas que oscilavam entre 45 euros e os 160 euros por bilhete».

Os sete detidos foram presentes a tribunal, registaram-se os respetivos processos-crime e todos os suspeitos estão sujeitos a termo de identidade e residência.

Foi decidida a suspensão provisória dos processos-crime aplicados, por um período de quatro a seis meses, isto «na condição de os arguidos procederem ao pagamento a título de injunção de valores que variam entre 400 euros e 600 euros», explicou a ASAE, que nota que a venda de bilhetes com o preço acima do valor oficial é um crime de especulação «punido com pena de prisão de seis meses a três anos».

Os quatro concertos dos Coldplay, em Coimbra, vão acontecer na quarta-feira, na quinta-feira, no sábado e no domingo, para mais de 200 mil pessoas. Desde o anúncio dos espetáculos que a ASAE tem dado conta de várias detenções no país, por especulação. Os bilhetes esgotaram em poucas horas, na sequência de uma procura nunca vista em Portugal.