O Presidente da República felicitou o atleta João Oliveira por, no passado sábado, ter vencido a ultramaratona italiana Milano-Sanremo pelo segundo ano consecutivo.

«Fiquei muito feliz e muito orgulhoso ao tomar conhecimento da sua vitória na ultramaratona de Milano-Sanremo», lê-se numa mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa publicada na página oficial da Presidência da República.

«Subir ao pódio depois de uma prova que exige um esforço tão grande é certamente uma enorme alegria, que, como chefe de Estado, muito gostaria de partilhar consigo», acrescenta ainda a nota do PR.

Depois de vencer a prova em 2015, o atleta, natural de Chaves, voltou a sagrar-se campeão na edição deste ano ao terminar a prova de 285 quilómetros em 29:08 horas.

Em declarações à agência Lusa no final da prova, João Oliveira afirmou estar «muito feliz» porque não estava à espera desta vitória, sobretudo porque teve problemas físicos.

A terceira edição da UltraMilano-Sanremo, que evoca a «clássica» velocipédica Milão-SanRemo, que foi disputada pela primeira vez em 1907, começou na passada sexta-feira e terminou domingo.