Enquanto Portugal festeja a medalha de ouro de Nelson Évora e vai torcendo para que, esta terça-feira, ao princípio da tarde, Naide Gomes possa também chegar ao pódio no salto em comprimento, Francis Obikwelu e Arnaldo Abrantes qualificaram-se esta madrugada para a segunda ronda dos 200 metros nos Mundiais de Atletismo em Osaka. O destaque vai para a grande prova de Arnaldo Abrantes, que terminou a sua série no quinto lugar, mas fez um novo máximo pessoal (20.48, tirando 26 centésimos ao seu melhor registo) que lhe possibilitou a repescagem e é recorde nacional de sub-23, representando mínimos A para os Jogos Olímpicos de 2008.
Já Obikwelu decepcionou, parecendo afectado pela eliminação nos 100 metros: terminou em quarto na sua série, garantindo a qualificação directa, mas com um tempo de 20,61 francamente abaixo das suas possibilidades: «Não estou bem psicologicamente. Dar a volta ao assunto e esquecer está a ser difícil para mim. Depois da desclassificação fiquei muito, muito em baixo. Estava a passar por isso sozinho, com muitas orações e descanso», explicou Obikwelu, assumindo o mau momento.
Os dois velocistas voltam a competir ao princípio da tarde, procurando a qualificação para as meias-finais.
Também esta madrugada, a portuguesa Vânia Silva ficou na 34ª posição entre 40 participantes no lançamento do martelo, com a marca de 61,86 m.