A Alemanha foi o único adversário de Portugal no Campeonato do Mundo que venceu o seu jogo de preparação nesta quarta-feira. Gana e Estados Unidos perderam nos testes que fizeram perante adversários europeus que apresentavam diferentes graus de dificuldade.

O Gana foi a seleção a entrar mais cedo em campo e foi surpreendida pela bem menos cotada equipa nacional do Montenegro. Os europeus ganharam 1-0. A surpresa começou logo aos dez segundos de jogo quando o defesa do V. Guimarães David Addy cometou um penálti que, no primeiro minuto, Damjanovic converteu no resultado do jogo.



O selecionador do Gana levou apenas 21 jogadores para o Montenegro e nem utilizou todas suas opções. Kwesi Appiah começou o jogo inclusivamente com vários dos habituais titulares no banco de suplentes dando oportunidade a elementos menos cotados de se mostrarem. Os ganeses dominaram o jogo detendo dois terços da posse de bola e fizeram mais de uma dezena de remates contra o único que deu o golo dos adversários.

A partir do intervalo, Appiah reforçou a equipa fazendo entrar jogadores como Muntari, Boateng, Asamoah e Gyan. Mas, apesar do domínio e das estatísticas que o refletem, perdurou o resultado feito no seguimento da desatenção dos primeiros segundos de jogo.

Onze do Gana escolhido por Kwesi Appiah frente ao Montenegro

Jogaram ainda Adomah, Inkoom, Muntari, Boateng, Asamoah e Gyan

Os Estados Unidos defrontaram a Ucrânia em Chipre e também foram derrotadoss por 2-0: com um golo em cada parte. A seleção orientada pelo alemão Jürgen Klinsmann foi batida em lances em que a sua defesa foi lenta de mais para evitar lançamentos para as suas costas. O guarda-redes Tim Howard, nos dois lances, ainda evitou o(s) golo(s) à primeira, mas a segunda bola foi sempre para as recargas ucranianas.



O jogo de Larnaca foi dividido e Klinsmann não exagerou nos testes. A maior surpresa já estava na chama do antigo defesa do Sporting Oguchi Onyewu à seleção – onde não ia desde julho do ano passado. O defesa central foi aposta para este jogo e, inclusive, esteve os 90 minutos em campo. Klinsmann apostou apenas em um avançado (Altidore) e fez poucas alterações na equipa, só mexendo na equipa a partir da hora de jogo (os EUA ficaram a perder desde os 12 minutos e sofreram o segundo golo aos 68).

Onze dos EUA escolhido por Jürgen Klinsmann frente à Ucrânia

Jogaram ainda Johannsson, Shea, Williams, Agudelo e Boyd.

A Alemanha é o primeiro adversário de Portugal no Grupo G do Campeonato do Mundo e venceu o Chile por 1-0. A seleção sul-americana começou mais atrevida e a rondar a baliza alemã, mas os germânicos foram mais eficazes e colocaram-se em vantagem a partir do quatro de hora. Eficácia foi que marcou o desempenho desta seleção alemã (com um terço dos remates dos chilenos, menos posse de bola, um terço dos cantos).



Joachim Löw apresentou um onze assente na espinha do Bayern Munique, com seis jogadores do campeão alemão e europeu. O selecionador germânico colocou mesmo a dupla Lahm e Schweinsteiger à frente da defesa começando aí a garantir o bom controlo de bola num meio campo em que o grande talento de Götze chega até à baliza adversária.

As maiores novidades apresentadas por Löw deram-se nas alas da defesa com as titularidades de Gsrosskreutz e Jansen. O defesa esquerdo do Hamburgo teve azar e lesionou-se eobrigou Löw a fazer no tempo inicial a primeira das quatro substituições realizadas. Com a exceção de Schürrle ao intervalo (por Klose), Podolski já entrou tarde (83') e Ginter teve o pr´mio da primeira internacionalização aos 89 minutos.

Onze da Alemanha escolhido por Joachim Löw frente ao Chile

Jogaram ainda Schmelzer, Schürrle, Podolski e Ginter.