O Brasil venceu a Sérvia por 1-0 nesta sexta-feira, no Morumbi (São Paulo), mas passou por grandes dificuldades perante a equipa europeia, naquele que foi o último encontro do escrete antes da Copa.


Num jogo que serviu de preparação para a estreia no Mundial 2014, com a Croácia, a canarinha teve pela frente uma equipa bem organizada e que dificultou ao máximo a maior posse de bola brasileira. 

O benfiquista Markovic foi titular (Mitrovic, outro dos encarnados, não saiu do banco)  nos sérvios e embora não tenha deixado marca no resultado, demonstrou qualidades.

O Brasil foi pior no primeiro tempo. Não conseguiu ser rápido como devia, quer no ataque, quer por vezes a recuperar. Por isso, passou por dificuldades. Na parte ofensiva produzia pouco, na defensiva sofreu alguns sobressaltos.

O 0-0 ao intervalo podia, assim, ser visto como prémio para os sérvios e castigo para os sul-americanos.

A troca que Luiz Felipe Scolari realizou ao intervalo produziu efeito, porém. Oscar deu o lugar a Willian e este foi bastante melhor que o colega do Chelsea. Uma substituição a ter em conta para a partida com a Croácia, tal foi a mudança que ela trouxe ao coletivo.

A canarinha acelerou, jogou melhor e chegou ao golo, aos 58 minutos. Na área, entre dois defesas, Fred baixou um passe de Thiago Silva com o peito. No chão, caído, conseguiu rematar e fazer o 1-0 para os brasileiros.

Mas a Sérvia, em processo de evolução e sem Mundial, voltou a assustar, desta feita com uma bola ao poste e noutra jogada de Markovic, que Júlio César defendeu.  

Na jogada quase imediata a este lance, Hulk foi injustiçado.

O Incrível recebeu a bola no espaço vazio, entre a defesa e o guarda-redes sérvio. Picou a bola com suavidade por cima do ex-sportinguista Stojkovic e saiu a correr para celebrar. O golo foi anulado pelo árbitro assistente, que cometeu um erro grave.

Assim, a vitória do escrete deu-se pela margem mínima e, de certeza, deu muitos pontos de apreciação a Scolari antes da partida com os croatas, essa já em plena Copa.