Louis van Gaal, selecionador da Holanda, diz que os seus jogadores cumpriram «na perfeição» o que lhes foi pedido, mas também admite que não estava à espera de marcar cinco golos à Espanha e sofrer apenas um.

«O resultado não foi no que esperávamos, marcar cinco golos à Espanha e sofrer apenas um. Tem a ver com a estratégia e com a dedicação dos jogadores a executar o esquema tático com convição. Nos últimos três particulares que realizámos, já tínhamos mostrado que é muito complicado jogar contra a nossa equipa», começou por destacar na análise ao jogo.

Mas foi a Espanha que marcou primeiro, por Xabi Alonso, numa grande penalidade que deixou algumas dúvidas. «Não sei se foi penalti, na verdade», comentou, sem mais alongamentos, porque a polémica afundou-se depois dos golos holandeses, com destaque para o primeiro, de Van Persie que o avançado dedicou ao treinador. «Um jogador não o tem que fazer. Pode correr para os seus companheiros. Mas é maravilhos que tenha querido mostrar-me o seu apreço. Foi muito emotivo», referiu.

Quanto ao volumoso resultado, Van Gaal diz que a explicação pode passar pela condição física dos jogadores. «Não posso responder a isso com precisão. A liga espanhola é a mais longa e dura. Tevieram que superar cansaço e dificuldades. Quase todos os jogadores de Espanha ganharam títulos. Nós preocupámo-nos em estar bem fisicamente. E acho que foi por isso que estivemos muito bem. Somos uma equipa muito compacta. A minha equipa executou o plano na perfeição», destacou ainda.