Rafael Bastos chegou a acordo para a rescisão do contrato que o ligava ao Nacional por mais quatro temporadas. O jogador que chegou à Choupana como uma mais valia nunca conseguiu provar essas qualidades e nas últimas jornadas deixou mesmo de fazer parte dos eleitos de Manuel Machado.
Apesar de os madeirenses terem investido algum valor nesta contratação, Rui Alves assegurou 25% dos direitos desportivos do jogador numa futura transferência. O futuro do jogador deverá passar pelo regresso ao Brasil ou pelo futebol japonês.
Quanto a Cedrola e Juliano, tudo aponta que estejam na Choupana até ao Natal, devendo depois regressar ao Brasil para um possível empréstimo.
No mercado, o líder nacionalista tenta convencer Fellype Gabriel a regressar à Madeira, mas tal vontade não se adivinha fácil, pois o Flamengo demonstrou já interesse em que Gabriel volte a esta equipa depois das exibições conseguidas ao serviço da Portuguesa no Brasileirão. A não vir Gabriel, o Nacional irá contratar um outro número 10. Fábio Coentrão é outro «alvo», mas a concorrência também será forte: V. Guimarães e equipas espanholas.