A Naval volta a encher-se de esperanças e fé numa vitória neste domingo que lhe possa tornar mais acessível a difícil tarefa de largar a lanterna vermelha e alcançar os lugares acima da zona de despromoção, à distância já de oito pontos. A crença será um pouco maior desta feita porque o jogo é, justamente, contra a última equipa a quem os figueirenses ganharam em casa, a 12 de Março, com um golo de Diego Ângelo, que deixou saudades no clube.

Registe-se e comente em tempo real no Maisfutebol!

Passaram 282 dias desde então e já são quase quatro meses desde a última vitória (em termos absolutos) da formação navalista, a 22 de Agosto, no Algarve, diante do Portimonense. É muito tempo mas os da Figueira recusam-se a deitar a toalha ao chão mesmo se pela frente têm uma das equipas em melhor forma nos últimos tempos.

Os comandados de Pedro Caixinha não perdem há quatro jogos e vêm de três vitórias consecutivas, ocupando actualmente o quinto lugar (21 pontos) e já com um olho no terceiro posto dependendo dos resultados de V. Guimarães e Sporting. Depois de alguns percalços, a equipa do Lis parece ter finalmente engrenado para uma campanha à procura dos lugares de acesso à Liga Europa.

Com Carlão, vice-líder da tabela de melhores marcadores, em plano de evidência, faltando saber como irá reagir à rábula da transferência abortada para os japoneses do Kashima Antlers, os leirienses apresentam-se carregados de motivação no reduto figueirense. Mesmo sem Paulo Sérgio, castigado, houve tempo para preparar uma alternativa (Diogo Amado), já que a equipa não jogou no fim-de-semana passado para a Taça de Portugal, tal como a Naval.

Já Rogério Gonçalves sorri perante os regressos de Godemèche e Alex Hauw após castigo, mas perde o central Rogério Conceição pelo mesmo motivo. Salin também não poderá jogar, depois de se ter lesionado neste sábado, e há ainda a situação de Camora, que não participou nos trabalhos devido a um problema num olho, mas deverá recuperar.

O resumo de confrontos anteriores é curto, contemplando apenas quatro jogos na Figueira, com três vitórias para os da casa e apenas uma para os forasteiros, obtida no final da época 2005/06, por 0-2. Carlitos é o único «sobrevivente» desse encontro pois, do lado da União, ninguém do actual plantel testemunhou essa jornada vitoriosa.

Equipas prováveis:

NAVAL: Jorge Batista; Orestes, João Real e Daniel Cruz; Carlitos, Godemèche, Giuliano e Camora; Marinho, Fábio Júnior e Edivaldo.

OUTROS CONVOCADOS: Bruno Jorge, Gomis, Godinho, Alex Hauw, Hugo Machado, João Pedro, Davide e Previtali.

U. LEIRIA: Gottardi; Panandetigui, Diego Gaúcho, Zé António e Patrick; Diogo Amado; Marcos Paulo, Silas e Pateiro; Carlão e NGal.

OUTROS CONVOCADOS: Mika, Hugo Gomes, Paulo Vinícius, Bruno Miguel, Tall, Rúben Brígido, Zhang, Leandro Lima e Zahovaiko.