Nuno Espírito Santo esteve este sábado na sala de imprensa do Olival, a partir de onde projetou o clássico de domingo com o Benfica. Em confronto vão estar o primeiro e o segundo classificados na Liga, separados por cinco pontos, num jogo cheio de rivalidade e com um Estádio do Dragão lotado.

«Amanhã é um jogo diferente para todos os portistas, um jogo do campeonato. Estamos motivados para conquistar um bom resultado e esperamos conseguir não transformar essa motivação em ansiedade, de forma a que consigamos controlar o jogo», começou por dizer.

Face à diferença pontual, não estará o FC Porto mais pressionado? «O clássico é uma oportunidade para nos aproximarmos mais do lugar onde queremos estar, que é o topo da classificação. Por isso a única coisa que temos na nossa ideia é a conquista dos três pontos. Só contemplamos um cenário que é vencer e conquistar os três pontos, nenhum jogador do FC Porto pensa noutra coisa. Todos queremos jogar e competir, num estádio do Dragão que esperamos que esteja cheio e a apoiar-nos para conquistarmos a vitória que nos leve para mais perto de onde queremos estar.»

Nuno: «Queremos acalmar os nossos jovens»

«O cenário que contemplamos é único, conquistar os três pontos», repetiu, acrescentando: «Queremos dar o nosso máximo, num Dragão que estará cheio, que é o nosso 12º jogador. É essa a motivação que temos para amanhã.»

A propósito dos jogos no Estádio do Dragão, perguntou-se a Nuno se a impaciência demonstrada por parte dos adeptos em determinados momentos não seria prejudicial para a equipa. O técnico respondeu assim: «Em casa não temos inimigos. Sentimos-nos bem em casa, há sim um forte espírito de cooperação e de união.»

Nuno: «Herrera tem tido grandes desempenhos»

«Temos muito jogos frente ao Benfica. Basta ver os últimos 20 clássicos, entre as Antas e o Dragão, e percebe-se que vencemos mais. Jogámos em casa, na nossa fortaleza, com os nossos adeptos, e queremos presenteá-los com uma vitória», rematou o treinador do FC Porto.

O tema arbitragem foi aflorado, na sequência de críticas portistas, mas a nomeação de Artur Soares Dias não merece reparos de Nuno Espírito Santo: «Antes dos jogos, não devemos falar muito de árbitros. Confiamos no Artur Soares Dias, esperamos que faça um bom trabalho.»