P.S. (Para Seguir) é um espaço assinado pelo jornalista Nuno Travassos, que pretende destacar jogadores até aos 21 anos.  

Não se pode dizer que Marco Asensio tenha sido um injusto vencedor do prémio de melhor jogador do último Europeu de sub-19, mas o troféu também tinha ficado bem na casa de Dani Ceballos. Se o primeiro foi o desequilibrador da seleção espanhola, o segundo foi o cérebro dos campeões.
 
Ironicamente é a cabeça que gera mais dúvidas quando se fala de Ceballos, que o talento nos pés é uma certeza neste jovem de 19 anos. O médio do Betis é um espírito rebelde, aparentemente indomável. É um bagunceiro, lá está. E se dentro de campo isso tem sido mais virtude do que defeito, longe dos relvados tem dado origem a algumas polémicas.
 
Dani anda metido em confusão desde que veio ao mundo, na verdade. O apelido da família é Ceballos, mas no registo do nascimento caiu a última letra, por engano. Foi um prenúncio.
 
Natural de Utreta, a 30 quilómetros de Sevilha, Daniel Ceballos Fernández começou a jogar no clube da terra, mas antes de jogar no Betis ainda esteve seis anos no Sevilha. «Sou bético desde pequeno. Tive foi o azar de jogar no Sevilha», disse há um ano.
 
Ceballos é assim. Sem filtros. Sobretudo quando está nas redes sociais. Em 2012 indignou-se com os assobios ao hino espanhol na final da Taça do Rei, disputada entre Barcelona e At. Bilbao. «Devia cair uma bomba na bancada e matar todos os cães catalães e bascos», escreveu no «twitter». Alguns meses mais tarde criticou Piqué e Fàbregas por tirarem uma foto com a bandeira catalã. Nem o agora portista Iker Casillas escapou à crítica de Ceballos, que chegou a escrever que dava uma «trinca» em Sara Carbonero.
 
As mensagens tiveram eco na imprensa espanhola no passado mês de julho, precisamente após o título europeu de sub-19, mas foram escritas por Ceballos quando tinha apenas 15 e 16 anos. Nessa altura o médio ainda nem estava na equipa principal do Betis. A estreia ocorreu em abril de 2014, pela mão de Gabriel Calderón, frente à Real Sociedad, num jogo disputado poucas horas depois de ter sido confirmada a descida da equipa sevilhana ao segundo escalão (por força de uma vitória do Getafe).
 
Ceballos já nem teve a possibilidade de tentar ajudar a equipa a evitar a despromoção, mas na temporada seguinte foi figura relevante na campanha de regresso ao principal escalão. No final da época foi então convocado para o Europeu de sub-19, assumindo-se como uma grande promessa do Betis e do futebol espanhol.
 
Esta época já fez seis jogos em «La Liga», metade dos quais como titular, mas a situação de Ceballos no clube pode mudar em breve. O jovem médio tem contrato apenas até ao final da época e o clube já assumiu que terá de ser tomada uma decisão em breve. Em cima da mesa está a possibilidade de ser afastado das opções do técnico Pepe Mel, e/ou uma transferência em janeiro.
 
Em meados de agosto o médio até chegou a deixar entender que estaria de saída. No seu perfil de «twitter» (outra vez a rede social) tirou a referência a «jogador do Betis» e trocou a foto, na qual aparecia com a camisola verde e branca, por uma com o equipamento da seleção espanhola. Algumas horas depois recuou e pediu desculpas.
 
A situação contratual torna-o um alvo apetecível para os principais clubes de Espanha e não só. Aquilo que Ceballos faz dentro de campo encanta. Pela forma como parece brincar com os adversários quando estes o rodeiam. Pela capacidade para embalar com a bola bem colada ao pé, mas também pela alegria com que sai em tabela curta. Dani está em todo o lado, precisa do contacto com a bola. Joga como se estivesse na rua, mas no bom sentido. «No meu bairro não era preciso marcar três golos para levar a bola do jogo para casa. Bastava ser cigano», escreveu também no «twitter».

Voltando ao campo, Ceballos foi feito para jogar em equipas com elevada posse. Toca, toca, toca....passe de rutura. É isto que faz, vezes e vezes sem conta. A dúvida está na forma como a personalidade vai acompanhar o talento. Se a cabeça não trair os pés tem tudo para ser craque.



[foto: realbetisbalompie.es]