O selecionador nacional, Paulo Bento, recebeu dupla distinção nos prémios do CNID e sublinhou o papel dos futebolistas não só pelos galardões, mas pela qualificação para o Euro 2012.

O técnico foi considerado como «Melhor Treinador do Ano» e ainda recebeu o troféu de «Equipa do Ano», atribuído à seleção nacional. Paulo Bento recordou que já tinha sido distinguido pelo CNID «há uns anos», como «Revelação do Ano».

«Quero partilhar este prémio com muita gente, foi dito por todos os premiados que nada se ganha sozinho, muito menos no futebol», começou por discursar Paulo Bento.

«Quero agradecer a todos os treinadores que tive, a todas as instituições que representei, incluindo a federação, e àqueles que considero ser os mais importantes, que são os jogadores», declarou o selecionador.

«Graças a eles posso estar com o troféu nas mãos, graças ao talento deles, ao mérito e à crença vamos estar numa competição no verão», resumiu Paulo Bento.

Mais tarde, ao lado de Fernando Santos, que manifestou desejo de Portugal e Grécia disputarem a final do Euro 2012, Paulo Bento concluiu: «Estamos a falar de um grande objetivo e é bom para o nosso país que estejam dois treinadores portugueses nesta fase final do Euro2012. Seria aliciante e um motivo de orgulho. Não só a nível de seleção. Foi falado aqui nesta cerimónia a satisfação e o orgulho que nos trazem os treinadores portugueses no estrangeiro. A maneira como são respeitados é sinal de qualidade e competência, independentemente das gerações de que podemos falar.»