Pedro Emanuel, treinador da Académica, em declarações no final da derrota na Madeira por 4-0, com o Nacional:

(Este resultado confirma o momento menos bom da Académica?) «Naturalmente, com um resultado tão expressivo, não há volta a dar. O momento menos bom é real, mas nas perspectivas que temos para o campeonato, estamos dentro do delineado. Se quiser falar do jogo, posso dizer que vínhamos com vontade e determinação de disputar a vitória.

Mas sofremos um golo aos quatro minutos, o que condiciona a estratégia. Tentámos equilibrar, mas sofremos o segundo golo no final da primeira parte e o terceiro no início do segundo tempo, uma grande penalidade e uma expulsão... Tentámos entrar no jogo e fizemos o 3-1, mas logo a seguir sofremos o quarto golo.

São 3 pontos perdidos, é normal que a equipa se sinta algo fragilizada. Temos uma solução: trabalhar e quem quiser acreditar no que está a fazer, estarei cá para ajudar. Acredito no que fazemos diariamente, embora os resultados não correspondam às nossas exibições. Mas isto é o futebol e temos de viver com isso».

(Ainda não conseguiu vencer na Liga em 2012...) «Vencemos na meia-final da Taça de Portugal. Mas isto é a realidade da competitividade do nosso campeonato. Vínhamos até de uma sequência positiva fora de casa, mas quando entramos em campo e logo aos três minutos estamos a perder, isso condiciona-nos de forma natural».

(Está a chamar a atenção a alguns jogadores?) «Não. É uma chamada de atenção geral e eu estou incluído nisso. Mantenho a confiança neste grupo de trabalho desde o início. Eles não desaprenderam de jogar, nem perderam qualidades. Mas a questão é mental e no acreditar no que fazemos. Eu transmito isso aos meus atletas e eles sabem que eu acredito. Mas quem tiver disponibilidade, este é o momento certo para o demonstrar pois o grupo necessita. É um bom grupo, que trabalha, e vamos tentar inverter esta situação».