PLAY é um espaço semanal de partilha, sugestão e crítica. Cultural, quero crer. O futebol espelhado no cinema, na música, na literatura, no teatro. Outros mundos, o mesmo ponto de partida. Mas não só. Ideias soltas, reflexões comuns, filmes e livros que foram perdendo a vez na fila de espera das nossas prioridades. PLAY.

SLOW MOTION:

«THE EXTRAORDINARY STORY OF THE NY COSMOS » - Paul Crowde e John Dower. Pelé, Franz Beckenbauer, Carlos Alberto e Giorgio Chinaglia no mesmo clube. Em Nova Iorque. Já imaginou? A cidade que nunca dorme, a big apple, rendida ao soccer.

Aconteceu nos 70's. A ascensão e queda de uma equipa extraordinária num país que não a compreendia. Os dólares, a vida de excessos, as digressões ao velho e bom estilo rock star e, no final de contas, também os jogos de futebol.

Narrado por Matt Dillon, credenciado nome na indústria de Hollywood, o filme recupera imagens gastas pelo tempo e entrevista algumas das personagens principais. Pelé é a honrosa exceção, ao não aceitar integrar o projeto.

O milionário Steve Ross, administrador da Warner, sonhou com uma grande equipa. Os seus milhões tornaram-na possível. Os craques chegaram encantados pelo american lifestyle. A vida fácil e a mesa privada no decadente Studio 54 fizeram o resto. Magic!



PS: «GAME OF THRONES», de D.B.Weiss e David Benioff. Abro uma exceção e falo pela primeira vez neste espaço de uma série de televisão. Justifica-se. Dia 31 de Março estreia a temporada 3 de uma das melhores produções feitas até hoje para o pequeno ecrã. Os truculentos Lannister, os orgulhosos Stark e os incompreendidos Targaryen estão a chegar. Ando impaciente.

SOUNDCHECK:

«TOMA A TUA BOLA DE FOOTBALL» - Toranja. O desporto-rei anda por todo o lado. Distraídos, quase sem querer, tropeçamos nele. Esta música apareceu-me do nada, numa pesquisa aleatória. Mostra-nos Tiago Bettencourt e os extintos Toranja a entoar versos sobre o ópio do povo.

«Vinham-me mostrar,

Sabia chutar

a bola com força.

Era o campeão,

com a bola na mão

já lugares à porta.

Toma a tua bola de football

Mostra o que é que sabes perder.

Mostra o que é que podes fazer.

Toma a tua bola de football»
.



PS: «PUSH THE SKY AWAY», de Nick Cave and The Bad Seed O homem está em grande forma. Mermaids é um chamamento irresistível; Jubilee Street puxa-nos para uma guitarra enleante e a voz ainda mais quente do australiano; o órgão em We No Who U R, fantasmagórico, assola-nos a alma. Nick Cave vintage.



VIRAR A PÁGINA:

«BRILLIANT ORANGE» - David Winner. O génio neurótico do futebol holandês e a sua alma elegante dissecados pela escrita terna de Winner. Para os amantes do futebol total, dos métodos de Cruyff e para a geração de Van Basten/Gullit/Rijkaard.



«PLAY» é um espaço de opinião/sugestão do jornalista Pedro Jorge da Cunha. Pode indicar-lhe outros filmes, músicas, livros e/ou peças de teatro através do e-mail pcunha@mediacapital.pt. Siga-o no Twitter.