Pela primeira vez na história das competições europeias Portugal vai chegar ao mês de Fevereiro com quatro equipas ainda em prova. A vitória do Sp. Braga sobre o Estrela Vermelha e o consequente apuramento dos minhotos para os 16 avos-de-final possibilitou este feito inédito, depois de Benfica e Sporting terem conseguido os «serviços mínimos» - isto é a passagem da Liga dos Campeões para a segunda competição do calendário - e de o F.C. Porto ter vencido o seu grupo, entrando por isso nos oitavos-de-final da prova-rainha de clubes.
Com um contingente de sete equipas à partida, graças à entrada do U. Leiria via Taça Intertoto, Portugal chega a esta fase com mais de metade dos representantes ainda em acção. Só Inglaterra (sete equipas), Espanha e Alemanha (seis cada) chegam a Fevereiro em melhor situação. O início de época foi complicado e dificultou as contas do ranking pelo facto de os pontos serem a dividir por mais equipas. Mas a recuperação está à vista e a possibilidade de atingir novamente o sexto lugar da tabela (actualmente ocupado pela Roménia, que não vai pontuar mais esta época) volta a ser real. Para tal é preciso que os quatro representantes totalizem oito vitórias nas próximas eliminatórias, desde que pelo menos duas equipas cheguem aos quartos-de-final.
O melhor desempenho luso a este nível tinha sido a passagem de três equipas às rondas de Fevereiro: aconteceu no ano passado, com F.C. Porto (Liga dos Campeões), Benfica e Sp. Braga (Taça UEFA), e também em 2004/05, com F.C. Porto (Liga dos Campeões), Benfica e Sporting (Taça UEFA).