O mercado da venda de música através da internet e dos telemóveis proliferou em 2005, gerando um volume de vendas de cerca de 903,7 milhões de euros (1,1 mil milhões de dólares).

Os consumidores de música digital efectuaram cerca de 420 milhões de downloads de diferentes títulos, no ano passado, o que é um resultado vinte vezes superior ao obtido dois anos antes, de acordo com o estudo «Digital Music Report 2006», publicado pela IFPI e citado pelo Observatório de Comunicação (OBERCOM).

De facto, apesar de em 2003 as vendas do sector da música digital não representarem receitas significativas para as empresas discográficas, em 2005 foram responsáveis por cerca de 6% do total das receitas.

No que diz respeito ao mercado norte-americano, é de destacar o aumento de 147% em termos de quantidade de títulos alvo de download, passando de 143 milhões em 2004 para 353 milhões em 2005, o que corresponde a uma média de sete milhões de títulos descarregados por semana.

O download de álbuns também cresceu de forma significativa, representando no final de 2005 cerca de 2,6% do total das vendas de álbuns, refere o mesmo estudo.

O ano 2005 foi, ainda, marcado pela massificação dos telemóveis, enquanto suporte musical, capaz de permitir a mobilidade, representando este sector cerca de 40% das receitas provenientes do mercado da música digital.