O piloto Hélder Rodrigues, campeão do Mundo de todo-o-terreno em motos, foi distinguido nesta terça-feira pela Confederação de Desporto de Portugal (CDP) com o prémio de Atleta Masculino do Ano, na 16ª gala anual daquela entidade, realizada no Casino do Estoril.

Hélder Rodrigues foi o mais votado numa escolha aberta ao público, superando Cristiano Ronaldo, ausente da cerimónia por estar ao serviço da seleção, e o judoca João Pina. João Silva, bicampeão europeu de sub-23 em triatlo, e Fernando Pimenta, vice-campeão da Europa e do Mundo de canoagem foram outros dos nomes mais votados.

No prémio destinado à Atleta Feminino do Ano, Telma Monteiro, vice-campeã da Europa, foi a galardoada, reunindo mais votos do que Teresa Portela (canoagem), Sara Moreira e Susana Feitor (atletismo) e Catarina Sousa (surf).

O prémio de Treinador do Ano foi entregue a Ilídio Vale, técnico da selecção de sub-20, vice-campeã do Mundo na Colômbia, que foi distinguida com o troféu destinado à Equipa do Ano.

Francisca Laia, medalha de bronze no Europeu de canoagem de juniores, recebeu a distinção Jovem Promessa do Ano.

Na gala da CDP foram ainda distinguidos os cerca de 70 campeões individuais e colectivos da Europa e do Mundo em seniores e juniores.