O recorde do Benfica de Jimmy Hagan vai durar pelo menos 32 anos. A derrota do F.C. Porto este sábado, frente ao Gil Vicente (0-2), impede os «Dragões» de terminar o campeonato invictos.
Em toda a história do campeonato português apenas uma vez foi alcançada essa proeza. Em 1972/73, o Benfica fez a festa depois de 28 vitórias e dois empates, num campeonato com 16 equipas e 30 jogos.
Os «encarnados» dominaram do princípio ao fim nessa temporada, orientados pelo técnico inglês e graças a um Eusébio mais goleador que nunca, autor de 40 golos no campeonato. O Benfica terminou com 18 pontos de avanço sobre o segundo classificado, um surpreendente Belenenses, numa época toda ela de números grandes - 23 vitórias seguidas, 101 golos marcados. Apenas o F.C. Porto (2-2, à 24ª jornada) e o Atlético (0-0, 29ª jornada) tiraram pontos aos homens da Luz.
O F.C. Porto estava esta época na rota de uma proeza semelhante, embora Mourinho tenha dito sempre que essa não era uma meta que a equipa tivesse no horizonte. Palavras que o técnico voltou aliás a repetir esta noite. De qualquer modo, não vai acontecer. A caminhada invicta do F.C. Porto terminou em Guimarães, que foi casa emprestada do Gil Vicente.