A vitória do Sporting sobre o Nacional é o principal tema de conversa da atualidade desportiva nacional esta terça-feira. Um golo de Montero aos 86 minutos garantiu aos leões a liderança do campeonato em igualdade pontua com o FC Porto. «Precioso», lê-se na manchete do Record, enquanto A Bola lembra que o golo do colombiano surgiu ao mesmo minuto que o de André André no clássico FC Porto-Benfica: «86 minuto de líder».

Ainda nos jornais desportivos, destaque para declarações de Pinto da Costa. O presidente do FC Porto não perdeu a oportunidade de mandar uma ferroada aos bicampeões nacionais: «O que faltou ao Benfica sobra ao Sporting: Jorge Jesus.» (...) O Benfica só quis empatar», diz em declarações a O Jogo, onde expressou a confiança numa época que pode marcar o regresso do dragão aos títulos: «A jogar assim, dificilmente alguém bate o FC Porto.»

Em Espanha, o que está a dar que falar é a possível independência da região da Catalunha. Neste cenário, o Barcelona seria eventualmente afastado da Liga espanhola. «Se a Catalunha fosse independente, o Barcelona seria como o Ajax ou o Celtic», diz, citado pelo AS, o presidente do Conselho Superior de Desportos, Miguel Cardenal. Já o presidente da Liga admite que as consequências da eventual separação da Catalunha de Espanha serão nefastas para o futebol: «Se a Espanha colapsa, colapsa o futebol.»

Continuamos a nossa viagem por França, onde o L'Equipe lança um alerta para a situação difícil do Marselha: «Fora de controlo», diz referindo-se à instabilidade diretiva vigente no histórico clube gaulês.