Arturas Rimkevicius está longe de ser um nome da alta roda do futebol europeu. Passemos, por isso, à apresentação: é internacional lituano, avançado e tem 29 anos. Joga num clube modesto do seu país, o FKK Siauliai, atual quarto classificado. E tem uma estranha relação com o golo: marca vários. Mais do que isso: marca vários de uma vez.

Esta quinta-feira, o marcador do jogo entre o FKK Siauliai e o FK Atlantas surpreendeu o Maisfutebol. Mais do que os 6-0, resultado pouco habitual, é certo, mas que vai acontecendo, foram os nomes dos autores dos golos que causaram espanto. Rimkevicius do princípio ao fim. Seis golos. Duplo «hat-trick». É obra, não é? Mas não é novidade.

Depois de uma curta investigação, o ar de espanto dobra. Esta época já Rimkevicius tinha feito seis golos num jogo, frente ao FK Tauras, numa vitória por 7-3, em Maio.

Rimkevicius é, naturalmente, o melhor marcador do campeonato lituano, com 27 golos em outros tantos jogos. Mais 11 que o segundo classificado.

Por esta altura, Rimkevicius vive um dos melhores momentos de uma carreira jogada quase sempre no seu país. Passou pela Letónia e, em 2010, tentou a sorte na Grécia. Foi contratado pelo Asteras Tripolis, orientado pelo português Horácio Gonçalves. Partilhou o balneário com Cris, ex-Feirense e Académica, agora no AEP, do Chipre.

O Maisfutebol falou com o médio para perceber este fenómeno. O próprio estava estupefacto. «Ele marcou seis golos num jogo?», questionou, ao ouvir a introdução. Explicamos que já era a segunda vez esta época. Cris acreditou e tentou, depois, explicar-nos o seu espanto.

«Para mim é uma surpresa. Ele jogou pouco no Asteras, esteve muito tempo lesionado. Talvez por isso não tinha essa ideia de que fosse um goleador assim. É uma surpresa, assumo», começa por dizer Cris.

«É parecido com o Rooney»

De facto, a experiência de Rimkevicius no Asteras Tripolis correu mal. Só entrou num jogo, perto do final. Foi depois emprestado ao Ethnikos Pireus. «Nos treinos deu para ver que era forte, agressivo e dava muita luta aos defesas. É um jogador relativamente baixo, mas forte fisicamente», descreve Cris.

«Se calhar o Asteras é que ficou a perder, agora que se sabem esses números. Mas estas coisas acontecem. Esteve três meses lesionados e não houve paciência. Se os clubes grandes não têm...», lembrou.

A verdade é uma. Rimkevicius nem nos treinos era avançado de fazer muitos golos. Cris garante-o e é por isso que sustenta a sua surpresa. «Ele está a jogar onde? Na Lituânia? Pois, isso pode fazer a diferença. É o país dele e essas coisas pesam. Sente-se mais adaptado de certeza», atirou o ex-médio do Feirense.

O Asteras aproveitou pouco da veia goleadora deste lituano até agora desconhecido. Cris separa as águas mas, instado a encontrar algum jogador que se pareça com ele não perde muito tempo: «É uma espécie de Rooney. Fisicamente é parecido com ele. Forte e baixo. Não sabia era que marcava tantos golos...»

Veja aqui os golos de Rimkevicius ao FK Tauras