Roberto Martinez, treinador do Everton, manifestou-se aliviado pelo facto do acordo com o Chelsea que permitiu o empréstimo de Romelu Lukaku não permitir que o clube de Stamford Bridge possa resgatar o avançado belga a curto prazo. Isto depois do jogador, na estreia, ter marcado dois golos na vitória sobre o Newcastle (3-2).


«Podia estar em maus lençóis se ele pudesse sair. O Romelu é um rapaz jovem que tem tudo o que um avançado precisa, mas ainda está em fase de desenvolvimento e precisa de rodar como já tinha feito na última época. À vezes encontramos um número nove com potência e forte poder físico, mas o que Romelu trás uma verdadeira consciência em seu redor», destacou o treinador espanhol.


Dois golos a fechar a ronda que permitiram o Everton seguir sem derrotas na Liga Premier, no quarto lugar, à frente do Chelsea. Martinez não poupa elogios ao «diamante» que o Chelsea lhe deixou nas mãos. «É tecnicamente dotado quando está de costas para a baliza e isso foi decisivo no jogo. É um grande finalizador. O próximo passo é elevar a fasquia em relação ao que fez na última época. Penso que ninguém questiona as suas qualidades, caso contrário não teriam gasto tanto dinheiro num jogador tão jovem. Nós estamos muito satisfeito por o ter aqui, a química com os adeptos foi fantástica», destacou ainda Martinez.


Apesar de tudo, Martinez compreende as razões que levaram Mourinho a libertá-lo. «Agora é fácil dizer que foi um erro, mas é preciso ter em conta o número de avançados que eles têm. Basta ver os registos de Samuel Etoo, Demba Ba e Fernando torres, estamos a falar de uma equipa que muitos talentos no ataque», destacou ainda o técnico da equipa de Goodison Park.