A belga Justine Henin e a sérvia Ana Ivanovic são as finalistas da edição deste ano de Roland Garros, depois de esta quinta-feira terem ganho as meis-finais em velocidade supersónica.
Henin, a número um do Mundo e primeira cabeça-de-série dos Intenacionais de França, não deu, desta vez, qualquer hipótese a Jelena Jankovic (sétima pré-designada) e ganhou por dois sets a zero.
Com cinco triunfos nos cinco encontros disputados com a sérvia, mas sempre obrigada a um terceiro set, a tricampeã de Roland Garros (2003, 2005 e 2006) garantiu hoje com um duplo 6-2 a presença na final.
Bastaram 79 minutos a Henin para que no sábado possa jogar para o seu quarto título (e terceiro consecutivo) na prova-rainha do ténis na terra batida, já que o primeiro lugar do ranking tinha ficado assegurado minutos antes.
Na edição deste ano de Roland Garros, Henin e Maria Sharapova (a número 2 do ranking jogavam também a liderança da tabela WTA e quem ficasse à frente no torneio passava também a liderar a classificação.
Quando Henin, a número um, foi então defrontar Jankovic, já Ana Ivanovic tinha, na primeira meia-final da tarde, eliminado a tenista russa e estava a questão do ranking resolvida.
Ivanovic, sétima cabeça-de-série, com apenas 19 anos, jogou de forma praticamente perfeita e sem erros e precisou apenas de 65 minutos para arrasar Sharapova, a segunda pré-designada, por 2-0, com os parciais de 6-2 e 6-1.
Meias-finais de Roland Garros:
Quadro Feminino (esta quinta-feira):
Justine Henin, Bel (1)-Jelena Jankovic, Ser (4), 6-2 e 6-2
Ana Ivanovic, Ser (7)-Maria Sharapova, Rus (2), 6-2 e 6-1
Quadro Masculino (sexta-feira, a partir das 12h00):
Roger Federer, Sui (1)-Nikolay Davydenko, Rus (4)
Novak Djokovic, Ser (6)-Rafael Nadal, Esp (2)
Final Feminina (sábado):
Justine Henin, Bel (1)-Ana Ivanovic, Ser (7), 14h00