Ricardo Sá Pinto foi apresentado como treinador do Sporting, sucedendo no cargo a Domingos Paciência, nessa manhã. Na curta conferência de apresentação, que decorreu na Academia, antes do treino da equipa, o presidente Godinho Lopes e o director desportivo Carlos Freitas fizeram questão de marcar presença.

«É um desafio, uma responsabilidade, uma honra e um orgulho desempenhar este cargo. Logicamente, sinto-me preparado, com competências, confiante para desempenhar o cargo, e espero ser feliz neste desafio», começou por dizer Sá Pinto, até então técnico dos juniores.

«Decisão da saída de Domingos partiu do Sporting»

Sá Pinto disse, ainda, que «não contava com esta possibilidade» tão cedo e contou: «A partir do momento em que se é treinador de futebol, todos temos ambições e vontade de concretizar objectivos. Este é o meu clube, se as coisas continuassem a correr de forma positiva com os juniores, a médio/longo prazo, e se clube entendesse, encarava-o como hipótese. Mas não contava com esta possibilidade, fui confrontado com ela à hora de almoço. Fiquei triste por ver um treinador do meu clube sair, por resultados, não pela qualidade dele e ter de chegar nesta situação.»

Sá Pinto promove adjuntos

Quanto ao plantel que vai ter à disposição, o ex-jogador elogiou a «qualidade» do grupo, apesar dos maus resultados que levaram Domingos a apontar o dedo ao plantel.

«Respeito as palavras de Domingos, é um treinador com currículo, é um amigo, mas infelizmente não teve a sorte desejada», respondeu em primeira instância.

«Temos um plantel com homens de carácter, vontade de trabalhar, aprender e evoluir e, fundamentalmente, ganhar. Quero apresentar qualidade de jogo à Sporting, aliada a resultados», argumentou Sá Pinto.

O técnico admitiu que assume o cargo «numa situação difícil em termos de timing», até porque a equipa viaja ainda nesta tarde para Varsóvia, onde vai defrontar o Legia, para a Liga Europa.

«Foram 24 horas alucinantes, estou a tentar familiarizar-me com todos os processos. Quero perceber o momento de equipa em todos os aspectos, mas os resultados vão ajudar a que tudo melhore», considerou o novo treinador.

No campeonato, o Sporting ocupa o quinto lugar e está a oito pontos do terceiro, que dá acesso às pré-eliminatórias da Liga dos Campeões. É esse a meta imposta a Sá Pinto? O treinador não o declarou. «O objectivo imediato é o Legia», concluiu.