A um mês dos Jogos Olímpicos, o Maisfutebol lança uma série de reportagens vídeo, sob a forma de retratos dos atletas portugueses rumo a Pequim.
Entre os dez nadadores portugueses já apurados para os Jogos Olímpicos deste Verão estão Sara Oliveira e Fernando Costa. Perto de seguirem viagem para o outro lado do mundo, os dois atletas revelaram expectativas, desejos e sonhos ao Maisfutebol.
A nadadora do F.C. Porto vai entrar em campo ¿ ou melhor, na piscina ¿ nas provas de 100 e 200 metros de mariposa. O feito foi mesmo redobrado, uma vez que Sara Oliveira já tinha conseguido em Aveiro os mínimos exigíveis para os Jogos. No entanto, só no Open de Paris é que valeu: 1.00.21 e 2.11.57 foram as marcas alcançadas, que vão levar a especialista em mariposa até Pequim.
Mas este não é o único exemplo do lema que podia muito bem ser adoptado por Sara: «à segunda é de vez». Isto porque, em 2004, a nadadora estava preparada para alcançar os mínimos olímpicos, quando uma lesão a impossibilitou de realizar os seus primeiros Jogos. Atenas ficou para trás, mas Sara Oliveira não desistiu do sonho e a prová-lo está a dupla qualificação para Pequim.
Já a história de Fernando Costa é bem diferente. Com apenas 18 anos, o nadador do Leixões conseguiu o apuramento para os Jogos Olímpicos de Atenas, onde garantiu um honroso 21º lugar nos 1500 metros livres. Agora, mais maduro, Fernando inspira ainda mais confiança. 15.16.22 é a marca que permite ao nadador leixonense repetir a proeza.
Dois exemplos de motivação, persistência e, inequivocamente, de talento, que agitam as águas do desporto mundial. Dois atletas portugueses que esperam contar com o apoio de uma nação.
A 24 de Julho, a selecção nacional de natação parte para Macau, onde vai realizar um estágio antes dos Jogos Olímpicos. Só uma semana depois é que os nadadores vão chegar a Pequim. A tempo, portanto, da grande abertura do maior evento desportivo do mundo: dia 8 de Agosto, Sara Oliveira e Fernando Costa vão lá estar.