O jogador do Bayern Munique, Hasan Salihamidzic anunciou, esta sexta-feira, o abandono da selecção da Bósnia. O atleta, de 29 anos, em declarações ao jornal bósnio «Dnevni Avaz», invocou as lesões recorrentes e conselhos médicos para tomar a decisão: «Depois de inúmeras lesões e dez operações em dez anos, e depois de consultas com médicos nos Estados Unidos e na Alemanha, decidi que seria melhor dizer adeus à selecção nacional por causa da minha saúde.»
O internacional bósnio (em 41 jogos) não pretende, contudo, abandonar o futebol: «Pretendo continuar a jogar por vários anos, dependendo da minha saúde. Quero concentrar-me no Bayern agora. Quero ganhar outra Liga dos Campeões e assegurar um novo contrato.»
De consciência tranquila para com a selecção Bósnia
O médio, que marcou o primeiro golo oficial da Bósnia, é considerado um dos jogadores mais influentes da selecção, mas nunca conseguiu levar o país a uma grande competição internacional.
Ao serviço do Bayern Munique, fez 278 jogos, marcando 45 golos, e ganhou seis Campeonatos da Alemanha, bem como a Liga dos Campeões e o Campeonato do Mundo de Clubes, em 2001.
O jogador não sente que tenha exibições mais fracas quando joga pela Bósnia: «Tenho a consciência tranquila. Não é verdade que eu tenha dado mais ao Bayern do que à equipa nacional.»
Salihamidzic fugiu da Bósnia-Herzegovina em 1992, altura em que despontou a guerra civil que perduraria até 1995, e era já reconhecido como um dos maiores talentos da antiga Jugoslávia. Juntou-se ao Hamburgo, que na altura era treinado pelo actual treinador do Bayern, Félix Magath, e em 1998 foi contratado pelo clube de Munique.
A Bósnia está no Grupo C da qualificação para o Euro 2008, juntamente com a Grécia, Turquia, Noruega, Malta, Hungria e Malta.