O treinador do Dínamo de Kiev, Yuri Semin, não tem dúvidas em rotular os ucranianos como grandes candidatos à conquista da Liga Europa. Na antevisão do jogo com o Sp. Braga, o técnico analisou a equipa de Domingos Paciência.

«O Sp. Braga agora é outra equipa, em comparação com o início do campeonato de Portugal», disse, em alusão às inúmeras saídas verificadas nos minhotos, que já jogaram na Ucrânia nesta temporada, frente ao rival do Kiev, o Shakhtar Donetsk.

«Eles vêm de uma série de vitórias no campeonato, venceram o Liverpool, e sem sofrer golos, nós vimos um monte de jogos do Sp. Braga e a equipa parece bem no plano físico», acrescentou Semin, em conferência de imprensa.

O treinador explicou que Mykhalyk tem hipóteses «de jogar na segunda mão», enquanto Milevsky, Shovkovsky e Shevchenko «estão na preparação para o jogo» com o Sp. Braga.

A primeira mão ocorre em Kiev. O sorteio até tinha ditado o contrário, mas a decisão da eliminatória será mesmo em Portugal. «No âmbito da estratégia, todas as equipas querem fazer o primeiro jogo fora, mas a nossa sorte é esta, já foi assim foi o Manchester City e não vejo nada de errado com isso», declarou Yuri Semin.

O russo afirmou ainda que «após a vitória sobre o Manchester City, o Dínamo é um dos favoritos, não só na eliminatória, mas na Liga Europa», na qual há ainda mais duas equipas portuguesas, o Benfica e o FC Porto, para além do Sp. Braga, evidentemente.

Semin considera que a formação que lidera tem maiores possibilidades de vencer a prova do que há dois anos, em que foi eliminado pelo rival Shakhtar, nas meias-finais da Taça UEFA: «Neste momento, os jogadores têm mais experiência, vários jogos internacionais e há uma série de posições em que estamos melhor que antes.»

Por fim, uma palavra sobre o ranking da UEFA, no qual Portugal e Ucrânia lutam pelo sexto posto. «Temos de levar isso em conta, somos concorrentes na tabela de coeficientes, podemos marcar pontos importantes para o futebol ucraniano», concluiu.